Por Antonio Pereira
Wanderson de Barros defende que ônibus sigam até as últimas ruas do bairroMaria da Conceição já utilizou o serviço e aprovou o sistema
Críticas, sugestões e elogios. A primeira semana de implantação do sistema de transporte integrado (SIT), ainda em caráter experimental, nos bairros de Boraceia e Chácaras Vista Linda, em Bertioga, começou com uma mescla de opiniões entre os moradores que já se utilizam dos serviços. A reportagem do Jornal Costa Norte (JCN) esteve no bairro Chácaras Vista Linda e ouviu as diferentes opiniões daqueles que foram os primeiros a usufruir do serviço. Ao todo, a Viação Bertioga disponibilizou dois micro-ônibus, um para cada localidade, mas, à medida que os terminais de transbordo forem inaugurados, o número de veículos certamente aumentará. Nesta primeira fase, a tarifa dentro dos bairros é gratuita. Para o eletricista Wanderson Lima de Barros, a principal vantagem é para as pessoas que forem às compras, porque fica mais fácil transportar a mercadoria. “O bairro aqui é bem extenso e, para caminhar com sol forte ou chuva, é ruim. O serviço é bom, mas deveria chegar até outras ruas, mais ao fundo do bairro”, disse. Também moradora do bairro, a aposentada Maria da Conceição já utilizou a condução duas vezes, e aprovou o sistema adotado. “Nós já precisávamos desse trabalho há algum tempo. Hoje, eu peguei o ônibus para ir até o mercadinho que fica do outro lado da rodovia, e já deu para descansar as pernas”, ponderou. Ela agora só espera que o valor da passagem não seja muito alto com a implantação definitiva. Enquanto em Vista Linda o micro-ônibus transita em duas áreas, em Boraceia mais de 10 ruas fazem parte do trajeto até a região do oleoduto, atendendo praticamente todo o bairro. Convidado do programa Café da Manhã da TV Costa Norte, Canal 48 UHF, o gerente administrativo da Viação Bertioga Luiz Antonio Gonzalez admitiu que, apesar de já estar em implantação em alguns bairros, o serviço depende da inauguração dos terminais de transbordo pela prefeitura para chegar a todos os bairros previstos. “Entendemos que o sistema, na totalidade, deve ser implantado ainda este ano, mas, para isso acontecer, a prefeitura tem que concluir as estações, o que nos parece bem próximo de acontecer.”
Próximos trajetos Para as próximas fases, estão previstos mais quatro trajetos: centro, Jardim São Lourenço, Riviera de São Lourenço e Vicente de Carvalho II. No centro, a comunidade de Jardim Veleiros será beneficiada, com o trajeto pelas avenidas Vicente de Carvalho e dos Coqueiros, atendendo os usuários da balsa. No Jardim São Lourenço, o veículo transitará pela avenida principal, até a orla. A Riviera de São Lourenço será atendida por dois micro-ônibus. Um dos trajetos atende da avenida Principal, até o Módulo 1, e, o outro, até o Módulo 8, em benefício principalmente dos trabalhadores. O bairro Vicente de Carvalho II também receberá o transporte de micro-ônibus, com atendimento de cerca de nove ruas. Nesse trajeto, também estará incluído o Terminal de Transbordo do Jardim Albatroz. Os roteiros serão utilizados de forma experimental e poderão sofrer alterações.
O novo sistema de transporte da cidade contempla também a construção de sete estações de transbordo, no Jardim Albatroz, na rodoviária da Vista Linda, ambos já concluídos; na avenida Anchieta, em frente ao Krill Supermercados; no centro, próximo ao atracadouro da balsa; na Riviera de São Lourenço e em Boraceia.
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