Medidas do Combate ao Covid-19

Transmissão do coronavírus pode zerar se todos usarem máscaras, afirma infectologista

Médico santista, Ricardo Hayden é categórico ao recomendar o isolamento social, distanciamento entre pessoas e uso de máscaras

Matheus Alves
Publicado em 29/04/2020, às 10h30 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h36

FacebookTwitterWhatsApp

Há poucos dias de se tornar obrigatório em Santos, o uso de máscaras caseiras, recomendado pelo Ministério da Saúde, é estratégia importante no enfrentamento ao novo coronavírus, causador da covid-19. É o que ressalta o médico infectologista Ricardo Hayden, que é categórico ao afirmar que, se a população a utilizar corretamente, mantiver o isolamento social e o distanciamento entre as pessoas, haverá um controle considerável da transmissão da doença no município.

Segundo o especialista, as máscaras caseiras devem ser trocadas a cada duas ou três horas. “Quando for sair de casa, a pessoa deve fazer uma conta do tempo que terá que ficar na rua e levar um estoque para substituir quando necessário, com segurança”.

Outra recomendação é que a máscara seja feita em folha dupla de tecido e o ideal, do ponto de vista da eficácia de proteção, é o jeans, afirma o médico. “Pode ser feita com um pedaço de calça jeans velha ou de camisetas de algodão. O tecido sintético não é recomendável”.

Texto escrito por: Redação

"Na dúvida, use a máscara", afirmam Roberto Zaidan e Enio Xavier, durante o Jornal da Praia desta manhã (29).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!