Por Ana Cláudia Gomes
Três grupos da Abrasoffa (Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares) estiveram apresentando suas danças típicas em Bertioga nesta quinta-feira (25), na tenda montada na Praça de Eventos, centro, dentro da programação do ‘24º Brasil Fest in Folk’.
O Chile esteve representado pelo Grupo de Cantos e Danças Tradicionais Del Bio Bio, de Concepcion. O México, pelo Alma Mexicana, do Instituto Mexicano do Seguro Social. E o Brasil foi representado pelo Centro de Tradições Gaúchas Querência de Rio Verde, de Goiás.
Chilenos
Segundo Marta Gallegos, presidenta do Del Bio Bio, o grupo chileno conta com 19 integrantes e a dança representa alguns costumes antigos dos moradores da Ilha de Páscoa. Uma das danças representa os movimentos da competição de canoa.
Mexicanos
Os bailes mestiços que resgatam a cultura espanhola e indígena do México foi o destaque da apresentação do Alma Mexicana. O diretor e coreógrafo Miguel Pineda trouxe para Bertioga 15 componentes, entre bailarinos e cantores. A apresentação chamou a atenção pelo figurino, com o colorido exuberante, revelado a cada troca roupas dos bailarinos.
Gaúchos
Jovens e adultos mostraram a graça e a beleza das danças gaúchas, vindas de Goiás. Segundo o coreógrafo Leandro Gonçalves, o grupo existe desde 1988 e a proposta foi reunir gaúchos que passara a viver em Goiás, para manter e difundir as tradições do Rio Grande de Sul. “O Centro conta com componentes de vários Estados do Brasil”. O grupo também apresentou a dança dos facões, realizada pelos homens da companhia, e reuniu beleza e força, além de integrar à música ao som dos facões se tocando durante a apresentação.
Exceção
A Colônia de Pescadores Z-23, responsável pela realização da 18ª Festa do Camarão na Moranga, abriu uma exceção, à pedido do FSS (Fundo Social de Solidariedade), e elaborou o prato para os convidados do evento.
Comentários