Sesc abre programação dirigida ao público pós-60


Costa Norte
Publicado em 09/08/2013, às 19h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h05

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte

Por Antonio Pereira

Abertura oficial aconteceu quarta-feira (7), com bom público

Pilates, informática, oficinas de estamparia e práticas esportivas estão entre as atividade oferecidas pelo Sesc Bertioga, com vistas ao bem-estar da população maior de 60 anos. Elas foram iniciadas na tarde da última quarta-feira (7), na unidade da cidade, como parte do programa Trabalho Social com Idosos (TSI). As atividades, também desenvolvidas em outras unidades do Sesc em todo o Brasil, são gratuitas, independentemente de a pessoa ser “comerciária” ou não. Para a coordenadora de programação do Sesc Bertioga, Maria Augusta Damiati, a Guta, as atividades vão ao encontro dos interesses de cada pessoa e, com o novo programa, a unidade abre suas instalações não só aos membros do Grupo Vivência de Bertioga, como já acontecia, mas também aos demais membros da comunidade. “Estes continuarão acessando com um novo cartão. Agora, nós estamos oferecendo palestras específicas para os idosos, e aqueles que acompanharem poderão fazer um cadastro e também usufruir os serviços oferecidos”, afirmou. Previsões Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 15% da população de Bertioga é formada por idosos, o que corresponde a 7.500 pessoas. A previsão do Sesc é trabalhar com um número entre 500 e mil participantes, com expectativa de que este número seja ultrapassado. Às pessoas que ainda não chegaram aos 60 anos e querem frequentar o Sesc, a coordenadora Guta recomenda que eles entrem em contato com a central de atendimento da unidade. “Temos várias atividades esportivas e culturais todos os dias destinadas ao público adulto e o convite à comunidade está aberto”, reiterou.

Como usufruir Para frequentar o Sesc Bertioga não precisa necessariamente ser associado (comerciário), o importante é estar cadastrado na atividade ou palestra que queira participar. A unidade fica localizada na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, no Jardim Rio da Praia. Os telefones para contato são: 3319-7700 e 3319-7701.

Aula inaugural de curso de monitor ambiental também é realizada

Com duração total de 232 horas, incluindo ensino prático e teórico, a prefeitura de Bertioga realizou na noite de segunda-feira (6), a aula inaugural do 3º curso de monitor ambiental. A aula aconteceu no auditório do Sesc da cidade e contou com a participação dos alunos e autoridades. Em discurso de boas vindas, o prefeito Mauro Orlandini desejou um bom curso a todos. Também presente, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Du Zuppani, falou sobre as potencialidades do município, ressaltando a importância dos primeiros cursos, realizados em 1997 e 2005. “Temos muitas ofertas nessa questão do produto turístico, como a praia, pesca e tantas outras atividades. As matas, rios, mangues e costões são tesouros guardados, inclusive, estamos estudando a abertura das trilhas, o que consequentemente vai abrir um leque de possibilidades para vocês no mercado de trabalho”, frisou Zuppani. O curso conta com uma turma de 40 alunos e na última edição do Boletim Oficial do Município (BOM 572) foi publicada uma lista com o nome de três monitores, que estão substituindo outros três que desistiram. A grade curricular inclui legislação e fiscalização; áreas de visitação e roteiros regionais; ecoturismo em área Indígena e o turismo na comunidade, além de princípios do planejamento participativo. Os alunos terão, ainda, aulas teóricas de fotografia e náutica. O Sesc sediou apenas a aula inaugural. O restante do curso será na Casa da Cultura, de segunda a sábado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!