Senac inaugura núcleo em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 21/10/2011, às 07h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

A partir de janeiro do ano que vem, a comunidade de Bertioga terá à disposição mais de 35 cursos de qualificação que serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio), em áreas como administração, trabalho e renda, tecnologia da informação, hotelaria, saúde e meio ambiente, e quase a totalidade, gratuita. Isto porque uma parceria com o Sesc-Bertioga possibilitou a implantação do Núcleo Bertioga do Senac, cujo evento de inauguração aconteceu nesta quinta-feira. (20).

A escolha do município para receber a unidade deu-se após estudos realizados na região, com apoio do Sesc-SP, que apontaram Bertioga como a de maior demanda por um ensino profissional de qualidade. Além de Bertioga, serão contempladas as cidades de Biritiba-Mirim, Guarujá e Salesópolis.

Cursos

O núcleo tem capacidade para atender 618 alunos por dia em cursos nas modalidades de capacitação, com 2 meses de duração; de qualificação, com 3 meses; e de técnico, com duração de 18 meses. Ainda serão ministrados cursos livres, de curta duração, com cerca de 2 semanas.

Pré-requisitos

Os cursos são destinados a pessoas com idade a partir de 16 anos, que necessitam de qualificação ou recolocação profissional. Para concorrer as vagas, o principal pré-requisito é ter renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos (R$ 1090). O candidato também não pode participar de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudo e não pode ter sido reprovado por faltas como bolsista da instituição.

Investimento

Para a implantação do Núcleo Bertioga do Senac foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão. De acordo com o diretor Regional do Senac-SP, Luiz Francisco Salgado, trata-se de um investimento do empresariado que retorna para o próprio empresário, em forma de mão de obra qualificada. “Os empresários pagam e a comunidade tem condição de usufruir da qualificação”, comentou.

Vale ressaltar que o Senac tem a gestão da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP) e reúne a força de 1,8 milhão de empresas.

Contratações

A partir do mês que vem, o Senac-Bertioga inicia o processo seletivo para contratação do corpo docente e administrativo, conforme explicou a gerente Andréia Melgaço. “Esperamos contratar cerca de 30 funcionários e, de preferência, da região”. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (13) 3317-1436.

Infraestrutura

O Núcleo Bertioga conta com 480m² de área construída. São 6 salas de aula convencionais, 1 biblioteca aberta à população e 1 laboratório de informática com equipamentos de última geração. As salas têm computadores com acesso à internet, projetores multimídia, lousa interativa e sistema de som. O laboratório de informática tem 28 computadores e a sala multiuso 24 notebooks.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!