Seminário discute saúde materno-infantil

Costa Norte
Publicado em 11/04/2014, às 15h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h17

FacebookTwitterWhatsApp

Bertioga sediará, na terça-feira, 15, o Seminário de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil na Região da Baixada Santista. O evento acontece das 8 às 14 horas, no 27 Praia Hotel, avenida Tomé de Souza, 825, Centro. A iniciativa é do Departamento Regional de Saúde IV, que engloba os municípios de Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá. Espera-se a participação de mais de 190 representantes da área da saúde dos nove municípios da Baixada Santista, entre gestores municipais, profissionais da atenção básica, da rede de serviços especializados, das maternidades e hospitais, dos comitês regional e municipal de investigação de óbitos, universidades e demais interessados.

Durante o seminário, será formalizado o Pacto Regional para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil na Região da Baixada Santista, no qual estarão estabelecidos compromissos e prioridades para alcançar menores índices de mortalidade materno-infantil na região. O documento ainda contará com os princípios que nortearão o trabalho dos profissionais, como monitoramento da gestante; facilitação do acesso da paciente; e acolhimento, entre outros, que podem se traduzir na melhor qualidade do atendimento às pacientes.

O coeficiente de mortalidade infantil é a relação entre o número de óbitos de crianças menores de um ano e o número de nascidos vivos em determinado local e calculado na base de mil nascidos vivos. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos. No final do ano passado, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgou informações sobre os números da mortalidade infantil no estado, referentes ao ano de 2012. A Baixada Santista conta com a maior taxa, 15,6, enquanto a média do estado é de 11,4.

Quadrinho (se couber)

Índices da Baixada Santista Bertioga – 14,7 Cubatão – 18,7 Guarujá – 18,7 Itanhaém – 14,9 Mongaguá – 20,0 Peruíbe – 9,0 Praia Grande – 13,9 Santos – 13,9 São Vicente – 15,8

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!