Segunda (05) começa a busca de sintomáticos respiratórios de turberculose

Costa Norte
Publicado em 03/03/2012, às 04h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h35

FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Saúde de Bertioga promove a partir de segunda-feira (05) a 1ª campanha municipal 2012 de ‘Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios’. Ela se estenderá até 17 de março, atendendo às exigências do programa estadual de combate à doença. O objetivo é descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose, já que a doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.

O evento, promovido pelo Estado será desenvolvido na região em parceria com os nove municípios da Costa da Mata Atlântica, em atividades com o Fundo Global de Combate à Tuberculose.

Atendimentos

Entre os próximos dias 05 e 16 (somente nos dias úteis) será intensificada a busca de sintomáticos respiratórios nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Nesse período, será desenvolvido o mesmo trabalho no Hospital Bertioga, no atendimento do Pronto-Socorro, das 9h às 12h.

‘Dia T’

Já no dia17, acampanha será encerrada com o ‘Dia T’ contra a Tuberculose, quando será realizado um pedágio com distribuição de folderes explicativos sobre a doença. O pedágio irá acontecer na rotatória entre as avenidas 19 de Maio e Anchieta (em frente ao Krill Supermercados), também das 9h às 12h.

Sintomas

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. O sintomático deve procurar o Centro de Saúde se apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se tiver também febre e emagrecimento.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!