Secretário de Saúde afirma que município está próximo de uma epidemia e detalha as ações preventivas

Costa Norte
Publicado em 13/04/2013, às 04h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h58

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Marina Aguiar

Manolo anunciou a compra do exame Duo, que detecta a doença já no primeiro dia

O secretário da Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (12), que a causa da morte da garota de 18 anos, ocorrida no último sábado (6), com suspeita de dengue, ainda não foi confirmada. Segundo o secretário, o laudo deve ser concluído em 60 dias pelo Instituto Médico Legal (IML) do Guarujá. A jovem era moradora de Vicente de Carvalho II. Ela deu entrada no Pronto Socorro da cidade às 0h22 de sábado e faleceu às 11 horas do mesmo dia, com hipótese diagnóstica de dengue hemorrágica. “Ela retornou às 6h25, sem melhoras dos sintomas, que eram dor de cabeça, mal-estar, febre e dor do corpo”, comentou Alvarez.

Sem epidemia Até a sexta-feira (12), Bertioga seguia com 127 casos confirmados de dengue e 1100 notificações. Para que no município seja decretada epidemia são necessários 151 casos contabilizados. Das nove cidades da Baixada Santista seis já confirmaram a epidemia da doença. São eles: Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe. Alvarez acredita que a epidemia está próxima e afirma estar trabalhando como se ela já existisse em Bertioga. “As cidades ao nosso redor estão em epidemia. Precisamos de mais exames laboratoriais, profissionais médicos, vagas para repouso, cadeiras. Aqui, tudo isso está instalado há mais de dois meses em nossas unidades”, disse o secretário.

Novo exame O secretário lembrou sobre a importância do retorno dos pacientes aos hospitais. Isto porque muitas pessoas realizam o teste, acreditam que a situação não é grave e não retornam. Diante de casos como este, a secretaria negocia a compra de um exame chamado Duo, que detecta a doença já no primeiro dia e, em menos de 10 minutos. A maioria dos exames identifica a dengue somente após o quinto dia. O Duo também identifica se o paciente já teve dengue anteriormente.

Plano B Alvarez ainda anunciou um “plano B” para quando a cidade realmente entrar em estado de epidemia. Mais unidades de saúde serão orientadas a tratar da dengue, o Centro Médico de Especialidades (Cemes) será o primeiro a ter profissionais especializados. “Lá é climatizado e tem todos os meios propícios para acabar com o vírus”, afirmou.

População atenta Por fim, o secretário de Saúde advertiu que o fundamental é a colaboração da população, que precisa estar atenta a terrenos e piscinas abandonados, obras, ferros-velhos, borracharias, entre outros imóveis, que são os principais focos de proliferação do mosquito da dengue. Percebendo qualquer situação, o munícipe de Bertioga deve acionar o disque-dengue pelo número 3317-1249, de segunda-feira a domingo, das 9 às 16 horas, que as equipes irão verificar e acionar o responsável.

Sintomas da dengue: febre, dor de cabeça, dores na região ocular, mal estar e pintas avermelhadas pelo corpo.

Tratamento: Não existe remédio contra a dengue. O tratamento é à base de hidratação intravenosa e somente o médico pode estabelecer o grau de hidratação para cada caso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!