Secretário de Educação propõe estadualização de professores

Costa Norte
Publicado em 09/05/2015, às 09h34 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h35

FacebookTwitterWhatsApp

Por Marina Aguiar

O secretário de Educação de Bertioga, o vereador licenciado Ivan de Carvalho, propôs ao secretário de Educação do estado de São Paulo Herman Jacobus Cornelis Voorwald, a implantação da estadualização de professores da rede municipal de ensino. De acordo com Ivan, a medida criaria um convênio entre município e estado, pelo qual os professores da rede municipal poderiam, também, dar aulas na rede estadual de ensino.

O secretário destacou que os professores da rede estadual geralmente são de outras cidades, e ele vê a estadualização como uma solução. “Essa medida evitaria as frequentes ‘aulas vagas’ de escolas públicas. Se o professor morar na cidade em que trabalha, diminuem as chances de falta”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário de Bertioga, os professores concursados para a rede pública, que trabalham no município, são beneficiados com um convênio que permite sua municipalização. “Ou seja, ele é do estado, mas também é municipalizado. Nossa proposta é para que os professores municipais possam fazer o inverso”, salientou. Os professores teriam mais opções de trabalho, podendo atuar em até dois empregos.

Os benefícios desse convênio iriam, além de sanar as faltas, incentivar os alunos a ir para a escola. Disse Ivan: “Encontrar um rosto conhecido na escola, uma pessoa que mora na cidade, criaria mais referências para o aluno”. Ivan destacou que a proposta ainda é apenas uma ideia e será discutida com mais afinco, assim que acabar a greve dos professores.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!