Por Antonio Pereira
A informação foi dada, com exclusividade, durante programa na TV Costa NorteO convidado do programa Café da Manhã, da TV Costa Norte - Canal 48 UHF, da última sexta-feira (16), foi o secretário da Saúde de Bertioga Manoel Prieto Alvarez, o Manolo. Ele anunciou a realização de concurso público para a contratação de agentes de saúde e a privatização dos serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Manolo falou também sobre a importância da chegada de novos médicos à cidade, por meio do programa Mais Médicos, do governo federal. Conforme divulgado semana passada, na primeira fase do programa, Bertioga foi contemplada com dois profissionais. Essa semana, no entanto, na segunda listagem, o município aparece com mais um médico. Ao todo, a prefeitura havia solicitado três médicos do programa. Os contratados integrarão, a partir de janeiro, o Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros de Boraceia e Guaratuba, porém, enquanto isso não acontecer, eles prestarão serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS) dos dois bairros. A previsão é que os profissionais comecem a atuar no município em 1º de setembro. Os salários são de R$ 15 mil, sendo que R$ 10 mil são custeados pelo governo federal. Para ser colocado em prática, o ESF ainda depende de um concurso para o preenchimento das 24 vagas para agentes de saúde. A legislação específica para tanto, a Câmara Municipal de Bertioga já até aprovou, em 2012. O Projeto de Lei Complementar 005/2011 foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM) do dia 7 de janeiro daquele ano. “Este concurso será realizado até o final de 2013 e os aprovados integrarão, ao lado de um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos, as três equipes. Duas equipes ficarão em Boraceia e uma em Guaratuba”, afirmou Manolo, lembrando que uma das exigências do concurso, é que os agentes de saúde residam no próprio bairro.
Samu Outro tema abordado diz respeito aos trabalhos desempenhados pelo Samu. O secretário falou sobre a unificação dos serviços de urgência e emergência a partir do dia 1° de setembro, que ficarão sob a responsabilidade da FuABC, empresa que já administra o pronto-socorro e o hospital municipal local. “Quando uma pessoa sofrer um acidente em uma rodovia será trazida para o hospital e levada para a sala de estabilização pela mesma equipe, ou seja, sem transferência de equipe, como acontece ainda hoje”.
Números Com 50 mil habitantes, Bertioga teve uma média de atendimento no hospital de 10.933 pessoas, durante os últimos três meses. Já nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram 4.310 atendimentos e, no Centro Médico de Especialidades (Ceme), outros 3.121. O município conta com 92 médicos concursados, e que atuam em 25 especialidades, nas UBSs e no Ceme. Além disso, são contabilizados outros 70 médicos contratados pela FuABC, nas especialidades: ginecologia-obstetrícia, pediatria, cirurgia-geral, ortopedia, clínica-geral e odontologia.
Especialidades nas UBSs e Ceme: Ortopedia Proctologia Cardiologia Cirurgia Geral Neurologia Reumatologia Anestesia Dermatologia Urologia Neo natal Hebiatra Otorrinolaringologia Mastologia Nutrição Geriatria Nefrologia Cirurgia Pediátrica Cirurgia Ginecológica Pneumo Infantil Pneumo Adulto Gastro Infantil Infectologia Fonoaudiologia Pré-natal de risco Neurologia Pediátrica
Especialidades no PS e hospital, geridos pela FuABC: Ginecologia-obstetrícia Pediatria Cirurgia-geral, Ortopedia, Clínica-geral Odontologia Fonte: PMB
Comentários