Saúde firma termo de cooperação para doação de sangue

Costa Norte
Publicado em 15/07/2011, às 14h35 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h27

FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Saúde de Bertioga alterou os procedimentos para coleta de sangue na cidade, desativando o Banco de Sangue e firmando termo de cooperação com o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, que é o hemonúcleo referência na região.

Desde junho deste ano, todos os procedimentos para coleta e destinação de sangue são realizados por meio do hemonúcleo. A alteração foi necessária, segundo o secretário, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, em virtude de determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância), por meio da RDC 57 (Resolução da Diretoria Colegiada), de dezembro de 2010, que estabelece requisitos para o funcionamento de serviços relacionados ao ciclo produtivo do sangue.

De acordo com Manolo, com a nova resolução, para a readequação do Banco de Sangue de Bertioga seriam necessários investimentos mínimos de R$ 650 mil, para aparelhagem e adequação do espaço físico, além das despesas de custeio para manutenção do local. “Foi uma decisão técnica e que não prejudica o paciente. Ninguém deixará de doar ou receber sangue em Bertioga”.

Encaminhamento

O sistema adotado desde junho, pela Secretaria da Saúde é o encaminhamento de doadores para o hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro. O agendamento para doação é feito por telefone (13) 3317-6357. Semanalmente um veículo leva e traz os doadores. Entre 09 de junho e 14 deste mês foram encaminhados 66 doadores de Bertioga para Santos.

Vantagens

As vantagens da utilização do serviço do hemonúcleo, segundo Manolo, são a garantia da qualidade do produto servido e a logística na utilização do sangue. Isto porque, o próprio hemonúcleo faz a coleta dos doadores de Bertioga, armazena, separa e industrializa os hemoderivados. Além disso, acompanha o estoque regulador, com relação a prazo de vencimento do sangue, distribuindo pela região, conforme a necessidade, e acompanha a utilização do produto por tipo sanguíneo. “Todos os demais procedimentos, como entrevista sigilosa e verificação da qualidade do sangue continuam os mesmos”, garantiu Manolo.

A média de utilização de bolsas de sangue em Bertioga é de 30 por mês e a de doação é de 60.

Condições para doar: Ter entre 18 e 65 anos;  Ter peso acima de 50 kg. Na hora de doar: - Não vá em jejum;  - Faça repouso mínimo de 6h na noite anterior;  - Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12h anteriores;  - Evite fumar por pelo menos 2h antes;  - Evite alimentos gordurosos nas 3h antes;  Quem não pode doar? Quem teve diagnóstico de hepatite;  Mulheres grávidas ou amamentando;  Usuários de drogas injetáveis;  Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.  Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!