Por Ana Cláudia Gomes
Diversas atividades realizadas durante a tarde desta quinta-feira (05) marcaram a entrega oficial de parte da obra de revitalização da orla da Praia da Enseada, no centro de Bertioga. O novo espaço ganhou variados equipamentos culturais e de lazer e tornou-se o 1º jardim com intervenção artística à beira mar. Os alunos da rede municipal de ensino acompanharam as atividades que envolveram música, dança e artes.
O projeto é de autoria do arquiteto Ruy Ohtake e custou cerca de R$ 6 milhões, sendo R$ 4 milhões provenientes do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) e o restante do município. Nessa 1ª fase do projeto foram revitalizados 1.200m. Ao todo, o município detém 33 mil m de orla de praia.
Baleia
A fonte da baleia entrou em funcionamento também na tarde desta quinta (05). Um sistema permite a filtragem e a cloração da água, que jorra pela fonte, enquanto um ralo evita a água de ficar empoçada. As crianças se divertiram na fonte, que é uma simbologia do mamífero, que vive nas águas do Litoral e do qual era extraído o óleo para iluminação das cidades, anos atrás.
O executor da escultura da baleia, João Rubens, contou o segredo da obra: “São mais seis toneladas de areia, além de granito. É uma obra que vai durar mais de 30 anos”, afirmou.
Interação
No final da tarde aconteceu o descerramento da placa de inauguração da obra. A cerimônia foi acompanhada pela diretora do escritório Ruy Ohtake, Márcia Umeoka. “É muito bom ver a obra finalizada, com tudo que foi solicitado pelo prefeito [Mauro Orlandini] e projetado por Ohtake”.
Para ela, o projeto é interativo. “Não existem somente espaços de contemplação, mas também de convivência”, afirmou Márcia, se referindo aos parquinhos, à ciclovia, mesinhas com tabuleiro de xadrez, além dos espaços com bancos e esculturas com motivos marinhos.
Filme
Ainda à noite, foi exibido um filme com imagens de como a orla era antes das obras e como ficou, após a execução do projeto. O equipamento áudio-visual utilizado foi entregue recentemente ao município pela Secretaria de Estado da Cultura.
Comentários