Reunião para debater propostas para a causa animal conta com apenas um prefeiturável

Costa Norte
Publicado em 29/09/2012, às 04h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

“Em Boracéia, você está andando na rua e encontra com boi, vaca, cavalo”

Com o objetivo de buscar soluções para as demandas do bem-estar, proteção e a saúde dos animais em Bertioga, o Comitê Metropolitano da Baixada Santista realizou encontro para debater o assunto com os candidatos a prefeito, no último sábado (22). Mas, dos cinco prefeituráveis que concorrem para assumir o comando da cidade, apenas um - Kaled, do PSDC –, esteve presente e participou. O evento foi realizado no Riviera Shopping, da Riviera de São Lourenço e contou também com a presença de veterinários, representantes de ONGs e outros interessados na defesa dos animais, além do secretário da Saúde do município, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo.

Diálogo

De acordo com a presidente do Comitê, Luciene Borges Neves, a reunião teve por objetivo conhecer as ideias dos candidatos e ainda abrir um diálogo entre o Terceiro Setor e o poder público. “O Comitê se propôs hoje a apresentar ao Terceiro Setor e poder público, principalmente aos pleiteantes à cadeira de prefeito, à questão do avanço na área de atendimento no serviço público”.

Propostas

A presidente do Comitê ainda explicou as propostas apresentadas pela entidade. “Propusemos a criação de um Fundo de Bem-Estar e Amparo Animal aqui na região. Ainda, algumas melhorias na questão do atendimento do serviço de saúde pública aos animais, ações educativas, que devem respaldar todos esses atendimentos, e uma série de outras propostas que consideramos importantes para que se avance nesse segmento de saúde, bem-estar e proteção do animal”.

Com parcerias

Luciene, que também é coordenadora de projetos da ONG SOS Animais de Rua, ressaltou que os projetos apresentados pelo Comitê podem ser realizados por meio de parcerias. “É vital que haja parcerias. O Estado, hoje, tem várias demandas sociais. Ele não consegue atender todas, e uma não anula outra. Todas são importantes. A demanda dos animais é uma questão importante e, no momento, em plena explosão. O Estado depende muito do Terceiro Setor para atender a essas questões. Então, o Terceiro Setor, em parceria com o poder público pode fazer avançar soluções, mais eficazes para satisfazer as demandas sociais”.

Kaled

Único candidato a prefeito presente ao encontro, Kaled falou da questão dos animais de grande porte soltos nas ruas de Bertioga e da demanda por castração e atendimento aos animais de rua. “Defendo uma reestruturação no setor de Zoonoses e que se cumpra as metas apresentadas aqui hoje. Temos que atender a essa pendência animal que enfrentamos na cidade, por exemplo, no caso do bairro de Boracéia: você está andando na rua e encontra com boi, vaca, cavalo. Neste caso, você tem que dar um tratamento diferente”, finalizou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!