Por Eliana Cirqueira
A Diretoria de Abastecimento de Bertioga realizou reunião com cerca de 40 ambulantes na tarde desta terça-feira (15), para debater a padronização para os carrinhos e a utilização do espaço dos mesmos pelos permissionários do trecho de praia que vai do centro até o Jardim Rio da Praia. Entre as novas medidas decididas está a escolha da cor branca para todos os carrinhos e a cor azul para os toldos (lonas). Os ambulantes terão 30 dias para fazer as adaptações necessárias. De acordo com o diretor do setor, Odivaldo Nogueira, com a inauguração da 1ª fase da orla da praia – do Forte São João até a Praça de Esportes Radicais – a padronização vai harmonizar o visual do local. Além disso, o espaço entre os carrinhos deverá ser distribuído de forma a não confrontar com a área dos novos quiosques. “Também abordamos o tema segurança, que são os extintores e o uso de todo aquele equipamento que pode trazer prejuízos não só a quem está manuseando, mas a quem está consumindo nos equipamentos”, explicou.
Número de mesas “Além disso, ficou definido o número de mesas e cadeiras que podem ser utilizados na área da praia”, completou. Nogueira informou ainda que a legislação permite a distribuição de até seis mesas por carrinho, mas a prefeitura tem tolerado 10 mesas, por conta da circulação de banhistas, principalmente nos períodos de Alta Temporada. Opiniões As novas regras foram votadas pelos ambulantes, que manifestaram aprovação pelas mudanças sugeridas. “Houve uma reunião democrática, onde todo mundo escolheu, opinou e chegamos a um denominador comum”, avaliou Damiana Rodrigues Camelo, que tem carrinho em Bertioga há 19 anos. O ambulante Pedro Luiz de Carvalho também resumiu positivamente a reunião. “O que aconteceu foi bom, tanto para os ambulantes quanto para a prefeitura, uma parceria. Estamos chegando a um bom senso e a prefeitura está abrindo espaço para os ambulantes”.
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