Pronto Socorro de Bertioga é entregue à população


Costa Norte
Publicado em 04/05/2012, às 18h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h40

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

A humanização do atendimento médico é o foco da área da Saúde em Bertioga. Esse foi o conceito que o prefeito Mauro Orlandini (DEM) destacou nesta sexta-feira (06), durante a entrega da obra do PS (Pronto Socorro) do município, gerido pela FuABC. A previsão é que a unidade, que ganhou o nome de Luís Carlos Battú passe a atender a população a partir do próximo dia 11. O motivo, segundo afirmou o secretário da Saúde da cidade, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, é devido a necessidade de higienização e a instalação de aparelhos diversos. Único equipamento de atendimento emergencial num raio de 50 km na região, o local passou por uma reforma geral e levou cerca de três anos para ser entregue novamente à comunidade. O investimento foi de R$ 1,6 milhão. “O ponto de partida é a humanização do atendimento. Quando a gente decidiu que a Fundação faria esse trabalho, o item mais importante era essa questão. O cuidado e o respeito com as pessoas é um ponto de partida desse sistema que é adotado pela FuABC. Profissionais educados e competentes acima de tudo”, avaliou Orlandini se referindo ao projeto ‘Segurança do Paciente’.

Presenças Também participaram do evento, o presidente da FuABC, Maurício Mindrisz, o ex-superintendente da Fundação, o vereador Jurandyr Teixeira das Neves (PTB) e também o presidente da Câmara, Marcelo Vilares (PTB), junto com os demais vereadores Toninho Rodrigues (DEM), Renatinho (PT), Ney Lyra (PRP) e Vando (PTB), além da população, em geral.

Reforma Ao todo foram reformados 1.200 m² e, agora, o local conta com climatização em todos os ambientes e decoração diferenciada. Outra novidade é a implantação do raio-X digital e a informatização para a realização de exames médicos. Também houve reforma no consultório dentário, ampliação das salas de enfermagem e emergência, entre outras. “A FuABC participou no investimento da reforma com R$ 580 mil”, informou o presidente da entidade, Maurício Mindrisz. Com a reforma, o PS ampliou a quantidade de leitos na sala de estabilização, que passou de 2 para 5, e ainda implantou novas salas de repouso, mais redes de oxigênio e modernizou as redes de telefonia. Também foi realizada a pintura, troca da parte elétrica, hidráulica, saneamento e a reconstrução do piso, telhado, portas e banheiros adaptados.

Capacidade Segundo o secretário Manolo, o local tem capacidade de atendimento para 700 pacientes por dia, podendo chegar a 15 mil ao mês. “O Pronto Socorro, além das suas utilidades de urgência e emergência ampliou também a sua capacidade de acolhimento na sala de estabilização, que atende os acidentados graves”, explicou.

Praça Além da entrega do PS, a Praça Vicente Molinari, que dá acesso ao equipamento de atendimento emergencial, também foi totalmente reformada.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!