Projeto de Combate à Anemia Ferropriva será apresentado em congresso mundial

Costa Norte
Publicado em 27/04/2012, às 14h31 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A prefeitura de Bertioga estará representada, entre os próximos dias 27 e 30, no Congresso Mundial World Nutrition Rio 2012, no Rio de Janeiro, onde apresentará o Projeto Municipal de Combate à Anemia Ferropriva ‘Nascendo e Crescendo Forte’, desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação. O projeto, que começou a ser desenvolvido em março do ano passado, nos Neim’s (Núcleos de Educação Infantil), segundo a prefeitura veio com o objetivo de avaliar todas as crianças que estão matriculadas nas oito unidades de creches municipais. O trabalho nos Neim’s inclui pesagem, medição da altura, teste para identificar a anemia, exames parasitológicos (fezes) e avaliação da caderneta de vacinação. Quando detectado algum problema na saúde da criança, ela é encaminhada para avaliação médica de um pediatra.

2ª fase No último dia 18, teve início a 2ª fase do projeto, no Neim Parque Estoril, que consiste na primeira avaliação pós intervenção. Das 185 crianças matriculadas naquela unidade, 130 foram avaliadas, com teste de anemia, questionário sobre nutrição e exame parasitológico. No que se refere à Vigilância Sanitária foi realizada fiscalização para ver se o Neim está dentro das normas sanitárias.

O congresso O World Nutrition Rio 2012 é o mais importante, interessante e inovador congresso de alimentação e nutrição em saúde coletiva já concebido. O tema geral é ‘Conhecimento, Política e Ação’, o que significa a tradução da melhor evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo. Reunindo acadêmicos, gestores, profissionais e ativistas, a ambição do World Nutrition Rio 2012 é representar um novo começo para a área de alimentação e nutrição em saúde coletiva, com vistas a torná-la apta a enfrentar os desafios deste século.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!