Presente da natureza: baleia Franca encanta moradores e turistas

Costa Norte
Publicado em 23/09/2011, às 07h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h25

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Lúcia Bakos

Moradores e turistas de Bertioga têm recebido um presentão da natureza, há mais de 15 dias. Uma baleia Franca, junto com o filhote tem dado “o ar da graça” pelos mares da região. Na manhã desta terça-feira (20), os dois mamíferos estavam bem próximos ao continente, na Praia da Enseada, centro. Por conta disso, toda a área ficou movimentada. Muitas pessoas pararam o que faziam para apreciar o espetáculo e fotografar, como fizeram Cristiane Silva e Luiz Shizuo Harayashiki, entre outros. As baleias também já foram vistas nadando bem perto das praias do Indaiá e Vista Linda, e até na orla em frente ao antigo Terminal Turístico, no Jardim Rafael. “É um presente, uma boa notícia. Significa que é um lugar tranqüilo”, diz a veterinária Andréa Maranho, do Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), com sede em Guarujá, e que identificou a espécie, por meio de fotografias. Ela até esteve em Bertioga, para ver pessoalmente os animais, mas, nas ocasiões, as baleias não foram avistadas da costa.

Detalhes da espécie A avaliação positiva da especialista é porque a baleia Franca já figurou na lista de animais ameaçados de extinção. “Elas já foram maciçamente caçadas”, lembra Andréa. A especialista explica que o animal é originário da Antártida e, nesse período do ano, costuma migrar para áreas mais quentes para se reproduzir. “No Brasil, o maior ponto de concentração delas é Santa Catarina, mas elas seguem até a Bahia. Geralmente, no Litoral Paulista estão somente de passagem, mas essas já estão em Bertioga há dias”. Essas baleias fêmeas, a veterinária detalha, têm, em média, de 15 a 17cm e pesam 20 toneladas. Sempre geram um único filhote, que nascem com 5 a 7m e com cerca de 7 toneladas. Esses mamíferos, geralmente, possuem corpo negro e arredondado, nadadeira peitoral em formato de trapézio, cauda larga e pontiaguda.

Comportamento normal Por meio de fotografias, Andréa informou ainda que a mãe e o filhote que se encontram nas águas de Bertioga têm demonstrado comportamento normal da espécie. “[Nadando,] a baleia apresenta a nadadeira peitoral e a caudal e chega bem perto da costa. Deve estar amamentando o filhote”, diz. Alerta Desde a informação da chegada, as duas baleias estão sendo monitoradas pela DOA (Diretoria de Operações Ambientais) do município. Caso algum problema ocorra com a baleia e o seu filhote, a veterinária Andréa também dará o suporte necessário. O diretor da DOA e técnico em Oceanografia, Bolívar Barbanti, fez até um apelo à população: “Evitem se aproximar das baleias, em especial com barcos, para não estressá-las”. Da mesma forma, a especialista lembra: “Quanto menos perturbamos, melhor. A presença delas é uma oportunidade, porque se o número desses animais aumentar iremos vê-los todos os anos por aqui.”

Telefones: Qualquer informação sobre captura de animais, a DOA-Bertioga pode ser contatada pelo (13) 3317-7073 e o Gremar-Guarujá pelo: (13) 7807-0948

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!