Premiação do CNE ganha repercussão estadual em evento da Sabesp

Costa Norte
Publicado em 05/07/2013, às 16h38 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h03

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Antonio Pereira

A diretora da Emeif Vista Linda, Cláudia Jesus recebeu sua premiação das mãos do superintendente de Comunicação da Sabesp Adriano Stringhini

“É um projeto criativo, bem sucedido e absolutamente oportuno. As crianças estão fazendo a revolução ambiental em nosso país, inclusive alertando os adultos sobre os ensinamentos que têm sobre meio ambiente. O Costa Norte Escola (CNE) trabalha essa realidade em Bertioga e pode contar com total apoio da Sabesp”. A frase é da presidente da Sabesp Dilma Pena, em coletiva de imprensa realizada em Caraguatatuba, um dia após a premiação dos 15 alunos vencedores da 6ª edição do CNE, projeto desenvolvido pelo Sistema Costa Norte de Comunicação. O evento foi realizado na noite de quarta-feira (3), na Sala de Convenções do Sesc Bertioga e contou com a presença de autoridades regionais e municipais, além de diretores, professores, alunos e pais. Nesta edição, 3.900 alunos, todos da rede de ensino do município participaram desenvolvendo trabalhos ligados ao meio ambiente. Os temas foram: desenho (brinquedos com materiais recicláveis), placas informativas (preservando o lugar), história em quadrinhos (contato dos homens com os animais), poesia (todos contra a dengue) e texto informativo (todos contra a dengue). “A gente estava em casa e quando a secretária da escola falou sobre o resultado a gente ficou muito feliz”, conta sorridente a aluna Ludmila Prudente, do 4° ano da Emef Delphino Stockler de Lima, que ficou em primeiro lugar no tema poesia (todos contra a dengue). Outro que não conteve o sorriso foi Caue Amancio de Souza, do 1° ano da Emeif Giusfredo Santini; ele ficou em segundo lugar no tema desenho, (brinquedos com material reciclados). “Foi muito legal, a professora nos ajudou e eu desenhei um boneco”. Acompanhando atentamente a premiação, Geisiane Barbosa Silva Lima, mãe de Victória Barbosa, segundo lugar no tema história em quadrinhos, parabenizou todos os envolvidos no projeto. “É um trabalho muito bonito e importante para a autoestima das crianças”.

Durante o evento, o diretor-presidente do Sistema e o diretor do Costa Norte, Ribas Zaidan e Roberto Para Juliana Pacheco, mais satisfatório é ver a reação das crianças após cada etapa do concurso

Prêmios Além dos alunos, premiados com vales-presentes das lojas Ri Happy, professores e diretores também receberam brindes, tais como: quatro Ipods, oito câmeras fotográficas, seis bicicletas, um GPS, três tablets, uma filmadora, um aparelho de ar condicionado, duas multifuncionais e quatro impressoras. “Já ganhamos o concurso algumas vezes e o Costa Norte está ajudando a equipar a nossa escola. Desta vez escolhemos um prêmio que, inclusive, pode ajudar a TV Costa Norte”, conta o diretor Pedro da Silva, da Emeif Governador Mario Covas Júnior, que optou por uma filmadora para registrar os eventos que acontecerem na escola. Segundo o diretor do Jornal Costa Norte Roberto Zaidan, o Costa Norte Escola foi criado com o objetivo de incentivar a criatividade e a consciência sócio-ambiental por meio da comunicação e de competições sadias dentro das escolas. Essa consciência ambiental, inclusive, é defendida pelo superintendente de Comunicação da Sabesp Adriano Stringhini. “Nos últimos dez anos, conseguimos reduzir em 15% o desperdício de água em todo o estado, e isso se dá graças a iniciativas como esta, que trabalham na conscientização das crianças”, reforça. No evento, também estiveram presentes representantes da prefeitura de Bertioga e demais patrocinadores do projeto. Para a coordenadora de projetos Juliana Pacheco Fernandes, do Costa Norte, o mais satisfatório é ver a reação das crianças após cada etapa do concurso. “Muitos desses alunos são de famílias pobres e o prêmio é uma boa motivação, porém o mais importante são os valores que transmitimos a eles. Nosso trabalho é o resultado de uma soma de fatores, passando por diretores e professores, mas, o mais importante mesmo são os alunos que, de fato, são os protagonistas da ação.”

BTP Educa Fora este projeto, o Sistema Costa Norte também desenvolveu e executa o projeto BTP Educa, programa com metodologia similar realizado nas escolas da cidade de Santos, sob o patrocínio majoritário da Brasil Terminais Portuários (BTP). Quem não acompanhou a premiação da sexta edição do CNE poderá assisti-la na íntegra a partir das 14 horas deste sábado (6) pela TV Costa Norte – Canal 48 UHF.

Próxima edição A sétima edição do CNE começa em agosto, com temas ainda a ser definidos. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria da Educação de Bertioga, com apoio da Sabesp/Governo do Estado, Brasil Terminal Portuário (BTP), Mare Incorporadora, Sobloco Construtora, Sesc Bertioga e rádio Praia FM – 106,1.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!