Prefeitura de Bertioga firma convênio com a Coopersubert

Costa Norte
Publicado em 27/10/2011, às 13h19 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h25

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

Durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) de Bertioga, dessa semana, também foi formalizado convênio entre a prefeitura e a Coopersubert (Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga), uma das etapas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, conforme determina lei federal, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A empresa vai dar apoio institucional e técnico para desenvolver atividades dentro do Sistema Integrado de Resíduos Sólidos, além de executar serviços de reciclagem de lixo. A cooperativa manterá funcionários próprios para desenvolvimento do trabalho, que não terão vínculo empregatício com a prefeitura. A fiscalização ficará à cargo da Secretaria de Meio Ambiente.

Cooperados Atualmente, a Coopersubert conta com 21 cooperados e poderá chegar a 80 visando atender a demanda de reciclagem do lixo local, conforme explicou o presidente da entidade, Cloves Ferreira dos Santos. Para o prefeito Mauro Orlandini (DEM), além do trabalho que atenderá à lei, haverá um ganho social. “Serão gerados empregos e renda para o trabalhador de Bertioga”.

Redução de custos O secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite, assegurou que o convênio com a cooperativa não envolve valores, uma vez que a empresa vai receber o material e vender os recicláveis. O material recolhido pela Terracon, empresa vencedora da licitação, vai ser reduzido, em virtude do reaproveitamento, e os custos, consequentemente, serão menores. “A prefeitura ganha com a redução da tonelagem que é recolhida, em cerca de 40%, e encaminhada para o aterro sanitário”, afirmou Leite.

Reunião extraordinária Em virtude da pauta extensa, não foram colocados em discussão a atualização do Código Ambiental Municipal e o Plano de Arborização Urbana, que serão discutidos em reunião extraordinária que acontecerá na próxima terça (1º), às 9h, no Paço Municipal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!