Prefeitura de Bertioga entrega ampliação da Unidade de Saúde Boracéia

Costa Norte
Publicado em 30/06/2012, às 05h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A prefeitura de Bertioga entregou no início da noite desta sexta-feira (29) a ampliação da USB (Unidade de Saúde de Boracéia). A unidade, que fica na rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor, 965, ao lado da Emeif do bairro, passa a funcionar somente a partir do dia 10. O motivo, conforme a prefeitura é a necessidade da USB passar, “nos próximos dias, por procedimentos que atendam determinações preventivas, como desinfecção total dos 300m² de área disponibilizada ao atendimento, entre outras ações.”

O evento contou com a presença do prefeito Mauro Orlandini (DEM), do secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, e representantes do Poder Legislativo, entre outros.

Funcionamento

Inicialmente, os trabalhos na nova unidade de saúde acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo ser estendido de acordo com as avaliações obtidas com o transcorrer da demanda apresentada. A expectativa é que a partir de setembro a unidade já funcione por 12h diárias, com a implantação do serviço de farmácia.

Estrutura

A USB conta com recepção, posto de enfermagem, consultório odontológico, três consultórios médicos, sala de vacina, copa e banheiros. O local ganhou novos ambientes, como salas para a realização de curativos e inalação, farmácia, repousos adulto e infantil, salas para sutura, consulta com enfermeira e da gerência de humanização. Tais dispositivos, até então, não disponibilizados na UBS (Unidade Básica de Saúde), que será desativada após o pleno funcionamento desse novo equipamento.

Atendimento

A unidade contará com três médicos clínico geral, três pediatras e dois ginecologistas, dentista e equipes de enfermagem e administrativa, além de ambulância específica, 24h. “Optamos por reformar esta instalação, até então desativada, ampliando fisicamente a estrutura e qualificando os serviços que serão realizados. Esta é a primeira unidade a receber as novas adequações, pois já aprimoramos os serviços de urgência e emergência prestados no Hospital e Pronto Socorro de Bertioga”, disse o prefeito.

Acréscimo de área

De acordo com o secretário da Saúde, a USB contará com um acréscimo de 80,45 m² de área construída e está edificada em imóvel próprio da Administração, ao contrário da UBS-Boracéia, localizada na rua Mário Schemberg, 81, sob regime de locação. “Estamos disponibilizando instalações devidamente adequadas, modernas e confortáveis, com equipamentos novos, de última geração, para oferecer o que há de melhor para a população de Boracéia”, afirmou Manolo.

Expansão

Ainda conforme a prefeitura, este novo modelo de gestão, com conceitos e padrões de vanguarda, será estendido, na sequência, para o Centro de Saúde III, e as UBS’s do Jardim Indaiá e Vista Linda.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!