Por Marina Aguiar
O prefeito de Bertioga Mauro Orlandini vistoriou, na tarde de sexta-feira, 22, três obras não inauguradas, conforme o previsto. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vista Linda e a rodoviária municipal seriam inauguradas como parte das comemorações de aniversário da cidade, mas tiveram que ser adiadas devido a problemas técnicos. Orlandini também visitou as obras da Emeif Chácaras, que abrigará alunos do 1º ao 5º ano.
A escola conta com 12 salas de aula; seis salas de reforço; sala de informática; sala multiuso; quadra de recreação; refeitórios; e um sistema de reservação e reuso de água. Os reservatórios têm capacidade para até 100 mil litros de água, e a escola não corre risco de ficar sem o líquido. O investimento total da obra é de R$ 2,5 milhões, com investimentos conjuntos do estado e da prefeitura. A Emeif passa pelos últimos ajustes, mas ainda não tem data para inaugurar.
Já a UPA não pôde ser inaugurada na quinta-feira, 21, como prometido, por problemas na energia elétrica. O secretário de Saúde Manoel Prieto Alvarez explicou: "A Elektro ainda precisa passar a rede primária e fazer a ligação de entrada da unidade. Isso feito, nós inauguramos a UPA no dia seguinte".
A UPA substituirá o pronto-socorro central, que funcionará apenas como hospital. Ele passará a ter 62 leitos e cinco novos centros cirúrgicos, para evitar transferências. Até que a população se acostume com a mudança, o secretário comprometeu-se em disponibilizar transporte do hospital até a UPA, por três meses.
A entrega da rodoviária municipal também aconteceria durante as comemorações. O atraso ocorreu devido à falta de uma empresa para administrar o local. O secretário interino de Obras e Habitação Ideval Gorgônio Primo disse: "Estamos abrindo a licitação para encontrarmos uma administradora; por volta de 30 ou 40 dias poderemos inaugurar".
Comentários