ENSINO TÉCNICO E O IMPACTO NOS JOVENS

Preconceito com ensino técnico: comunicadores ressaltam importância da educação profissionalizante

Preconceito, tabu e status, a bancada do Jornal da Praia contrapõe mito que desestimula educação técnica no país

Da redação
Publicado em 10/05/2022, às 10h04 - Atualizado às 13h19

FacebookTwitterWhatsApp
Atualmente, 89% dos alunos do ensino médio se encontram em escolas da rede pública de ensino, sendo que somente 20% dos jovens de 18 a 24 anos estão em uma universidade. - Imagem de 旭刚 史 por Pixabay
Atualmente, 89% dos alunos do ensino médio se encontram em escolas da rede pública de ensino, sendo que somente 20% dos jovens de 18 a 24 anos estão em uma universidade. - Imagem de 旭刚 史 por Pixabay

O ensino técnico, grande pilar do atual mercado de trabalho brasileiro, se tornou pauta durante o Jornal da Praia, transmitido pela TV Cultura Litoral. A bancada composta pelo apresentador e advogado Ênio Xavier, a jornalista Amanda Oliver e o comentarista Thiago Ribeiro, apresentou contextualização sobre o assunto, através de dados fornecidos pelo Inep.

De acordo com o Censo Escolar 2021, realizado pela Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 7,7 milhões de alunos estão matriculados no ensino médio, destes, apenas 726 mil (aproximadamente 9,36%) cursam formação profissional, como os cursos técnicos.

“Um dos preconceitos atrelados ao ensino técnico é o de que ele seria um substituto inferior do ensino superior, o que está longe de ser verdade. Na realidade, são portas de entrada. Ficou a imagem no Brasil de que curso técnico não tem valor no mercado de trabalho, de que tem que ter faculdade, este é um mito que tem que ser mudado no brasil”, defendeu o apresentador Ênio Xavier.

Atualmente, 89% dos alunos do ensino médio se encontram em escolas da rede pública de ensino, sendo que somente 20% dos jovens de 18 a 24 anos estão em uma universidade.

“Mesmo com a faculdade, o ensino técnico se torna uma grande opção devido a grande concorrência no mercado de trabalho”, refletiu a jornalista Amanda Oliver.

Durante o debate, Ênio Xavier citou a realidade preconceituosa referente ao ensino no país, que diminui a importância do ensino técnico: “A universidade é super necessária, mas muita coisa pode ser resolvida com ensinos técnicos profissionalizantes. Temos preconceito com ensino técnico, vivemos de status!”

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!