Pratas da casa buscam voos mais altos do muay thai ao MMA

Costa Norte
Publicado em 20/09/2013, às 10h45 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h06

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Antonio Pereira

Professor Brum e atleta Alexandro dão canja e mostra golpe da prática esportiva; academia do município oferece aulas gratuitas, de segunda à sexta-feira, para público de diferentes idades

Pouco mais de um mês após voltarem de uma viagem à Bangkok, capital da Tailândia, os atletas bertioguenses Alexandro Milhomens e Osório Oliveira, ambos da academia do município, já trilham novos caminhos no esporte. A cidade é berço do muay thai, e lá eles renovaram suas técnicas de troca de golpes com professores e lutadores de diferentes lugares do mundo. Enquanto Milhomens está de malas prontas para treinar MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) em uma academia do competidor brasileiro do UFC Rafael Sapo, na Irlanda, Oliveira integrará a comissão técnica da academia Fábrica de Monstros, de Guarujá, que já tem atletas em torneios renomados como o Pride e o Jungle Fight.

Para Milhomens, a viagem à Tailândia foi de grande valia, e a experiência adquirida será importantíssima no futuro. “Foram três meses nos quais eu tive um treinamento mais pesado e tive a oportunidade de lutar com atletas com habilidades diferentes das que eu já estou acostumado”, destacou ele, que mantém vivo o sonho de ser um lutador do UFC. No período, foram três lutas oficiais, com duas vitórias por nocaute frente a um atleta norte-americano e um espanhol, e uma derrota por pontos para um francês.

Autoconhecimento

Já Oliveira, que ficou no país apenas um mês, aponta o autoconhecimento como a principal conquista. “Com certeza deu para aprender bastante, mas as principais diferenças entre a luta deles e a nossa são as posições de base. No Brasil, nós temos algumas vantagens por usarmos melhor algumas técnicas que, para eles, são prejudiciais ao esporte por serem provenientes do MMA”, ressaltou. Segundo Oliveira, na Tailândia, as pessoas não gostam muito do MMA por considerarem algo que denigre o muay thai. No período, ele lutou apenas uma vez e venceu um lutador local por nocaute.

Bases das artes

Apesar do entendimento dos tailandeses, o muay thai e o jiu jitsu brasileiro são consideradas as bases das artes marciais mistas.

Os dois atletas bertioguenses estão no 2° dan da arte tailandesa, sendo que a profissionalização de ambos nesta modalidade depende apenas de trâmites burocráticos. No muay thai, Milhomens já foi campeão do Brasileiro Amador Kiokuchin kankai (2011) e da Copa Brasil (2010). Já Oliveira venceu o Brasileiro Amador Kiokuchin kankai (2012) e o Paulista (2012).

Aulas

Na academia de muay thai da prefeitura de Bertioga, o professor Luís Brum treina diariamente, de segunda à sexta-feira, uma média de 60 alunos, em horários das 16 às 22 horas. Os treinos, gratuitos, baseiam-se tanto na luta para combate quanto na qualidade de vida.

Para se matricular, basta ir ao local, que fica dentro do Paço Municipal (rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú), munido do documento de identidade; caso seja menor de idade é necessária a presença de um responsável.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!