Bertioga conta com uma população arbórea em área urbana pública de mais de 17 mil unidades. Esse foi um dos dados apresentados pela Detzel Consultores, empresa contratada pela prefeitura para a realização do Inventário de Arborização Urbana e do PDAV (Plano Diretor de Áreas Verdes), apresentados ao Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), nesta terça-feira (28).
O objetivo desse trabalho é identificar espécies, quantidades e qualidades, para, posteriormente, planejar a arborização urbana, considerando custo para poda e eliminação e de replantio. Segundo Valmir Detzel, da empresa, a arborização local é boa, com 8,12m² de árvores por habitante. “Mas necessita de mais atenção”, ponderou. O próximo passo, segundo o secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite, será a implantação do PDAV. “Ainda serão realizadas audiências públicas e esse trabalho poderá servir de base para elaboração do documento”.
A empresa, cuja equipe foi a campo entre os dias 04 de janeiro e 04 de fevereiro contabilizou em ruas, parques e praças 17.132 unidades. Se forem excluídas as palmeiras (6.692), o número passa para 10.440. As palmeiras, segundo Detzel, são excluídas, uma vez que não representam custo considerável para podas ou acompanhamento, como o crescimento de galhos.
As árvores da orla da praia na região central não fizeram parte do inventário, segundo o técnico, já que o local passa por obra de revitalização. Outros locais, como o Condomínio Costa do Sol também não foram contabilizados por estarem concentrados em grandes maciços vegetais.
Variedade
Para Detzel, um dos pontos importantes a serem considerados pela prefeitura, identificado com esse trabalho, é a concentração de árvores de uma mesma espécie. Segundo o levantamento, 27% delas são coqueiros. “A concentração de uma mesma espécie em área urbana é arriscada. Em caso de uma praga, pro exemplo, todas as espécies podem ser atacadas”, explicou o especialista, que ainda sugeriu à municipalidade que não incentive a plantação de coqueiros e chapéus de sol, estas com a 2ª maior concentração no município, 15%.
Importância
A árvore contribui para o embelezamento e proporciona sombra, além de oxigênio. Entretanto, o acompanhamento é importante para que a espécie não se torne um problema. Segundo Detzel, ao plantar uma espécie deve-se considerar que ela irá crescer e interferir na iluminação, além disso, as raízes, podem se tornar problema para as construções e as bifurcações dos galhos a menos de 2m de altura podem prejudicar o trânsito de pedestres e veículos . “Até mesmo suas flores e frutos, quando caem na calçada, podem representar risco para pedestres. Tudo isso deve ser pensado antes da implantação de uma árvore”.
Geoprocessamento
Todas as espécies de árvores de Bertioga foram identificadas e catalogadas, com base em geoprocessamento, utilizando mapa via satélite. Os dados podem ser conferidos pelo site http://geo.detzel.com.br:8080/bertioga/. Segundo Detzel, o site ainda está em construção, mas, a identificação de todas as espécies já pode ser conferida.
Qualidade das árvores
Boa – 9.676
Satisfatória – 596
Ruim – 118
Mortas – 50
Qualidade dos coqueiros
Boa – 6.637
Satisfatória – 44
Ruim – 5
Mortos – 6
Comentários