População arbórea da cidade é de mais de 17 mil unidades

Costa Norte
Publicado em 01/07/2011, às 09h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h18

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Bertioga conta com uma população arbórea em área urbana pública de mais de 17 mil unidades. Esse foi um dos dados apresentados pela Detzel Consultores, empresa contratada pela prefeitura para a realização do Inventário de Arborização Urbana e do PDAV (Plano Diretor de Áreas Verdes), apresentados ao Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), nesta terça-feira (28).

O objetivo desse trabalho é identificar espécies, quantidades e qualidades, para, posteriormente, planejar a arborização urbana, considerando custo para poda e eliminação e de replantio. Segundo Valmir Detzel, da empresa, a arborização local é boa, com 8,12m² de árvores por habitante. “Mas necessita de mais atenção”, ponderou. O próximo passo, segundo o secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite, será a implantação do PDAV. “Ainda serão realizadas audiências públicas e esse trabalho poderá servir de base para elaboração do documento”.

A empresa, cuja equipe foi a campo entre os dias 04 de janeiro e 04 de fevereiro contabilizou em ruas, parques e praças 17.132 unidades. Se forem excluídas as palmeiras (6.692), o número passa para 10.440. As palmeiras, segundo Detzel, são excluídas, uma vez que não representam custo considerável para podas ou acompanhamento, como o crescimento de galhos.

As árvores da orla da praia na região central não fizeram parte do inventário, segundo o técnico, já que o local passa por obra de revitalização. Outros locais, como o Condomínio Costa do Sol também não foram contabilizados por estarem concentrados em grandes maciços vegetais.

Variedade

Para Detzel, um dos pontos importantes a serem considerados pela prefeitura, identificado com esse trabalho, é a concentração de árvores de uma mesma espécie. Segundo o levantamento, 27% delas são coqueiros. “A concentração de uma mesma espécie em área urbana é arriscada. Em caso de uma praga, pro exemplo, todas as espécies podem ser atacadas”, explicou o especialista, que ainda sugeriu à municipalidade que não incentive a plantação de coqueiros e chapéus de sol, estas com a 2ª maior concentração no município, 15%.

Importância

A árvore contribui para o embelezamento e proporciona sombra, além de oxigênio. Entretanto, o acompanhamento é importante para que a espécie não se torne um problema. Segundo Detzel, ao plantar uma espécie deve-se considerar que ela irá crescer e interferir na iluminação, além disso, as raízes, podem se tornar problema para as construções e as bifurcações dos galhos a menos de 2m de altura podem prejudicar o trânsito de pedestres e veículos . “Até mesmo suas flores e frutos, quando caem na calçada, podem representar risco para pedestres. Tudo isso deve ser pensado antes da implantação de uma árvore”.

Geoprocessamento

Todas as espécies de árvores de Bertioga foram identificadas e catalogadas, com base em geoprocessamento, utilizando mapa via satélite. Os dados podem ser conferidos pelo site http://geo.detzel.com.br:8080/bertioga/. Segundo Detzel, o site ainda está em construção, mas, a identificação de todas as espécies já pode ser conferida.

Qualidade das árvores

Boa – 9.676

Satisfatória – 596

Ruim – 118

Mortas – 50

Qualidade dos coqueiros

Boa – 6.637

Satisfatória – 44

Ruim – 5

Mortos – 6

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!