Política do “melhor se calar do que atacar” é unânime em último debate da TV

Costa Norte
Publicado em 29/09/2012, às 05h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Maria Paula

O último debate eleitoral 2012, realizado ao vivo, na noite de quinta-feira (27), pela TV Costa Norte - Canal 48 UHF, com os cinco candidatos a prefeito de Bertioga, de certa forma, frustrou as expectativas de quem esperava uma oportunidade de vê-los apresentando as suas propostas de governo, de forma mais incisiva. A política do “melhor se calar do que atacar” foi unânime durante o encontro que ocorreu na sede da emissora, no Jardim Albatroz.

Outra prática adotada pelos prefeituráveis foi a de esquivar, mais uma vez, em responder por completo as perguntas que lhes eram sorteadas pela mesa auxiliadora da sabatina eleitoral.

Na penúltima fase do debate, quando o candidato sorteado tinha a oportunidade de elaborar sua própria pergunta, o prefeiturável Dr. Lairton (PR), por exemplo, pediu a Dra. Débora (PDT) que falasse o que desejava fazer para a Educação do município. A réplica e a tréplica, nesse momento, acabaram assim sendo praticamente desnecessárias nessa etapa.

Silêncio

O discurso do candidato Kaled (PSDC), ao longo da campanha e, especialmente nos debates anteriores – na TV Costa Norte e na rádio Praia FM - 106,1 –, não poupando alguns dos adversários, principalmente Caio Matheus (PSDB), foi calado por um silêncio. Ele se limitou a responder as perguntas feitas pelas entidades, eleitora e repórteres do Costa Norte, assim como, os questionamentos vindos dos próprios candidatos. Somente no último bloco, quando os aspirantes ao Poder Executivo faziam suas considerações finais, Kaled disse que estava sofrendo ameaças, sem dar maiores detalhes.

Turismo

Uma pergunta vinda dos jornalistas do Costa Norte fazendo referência à necessidade de incrementar o turismo de Bertioga foi respondida por Kaled. Segundo ele, a Festa do Índio, criada na gestão do então prefeito Dr. Lairton, é um dos grandes atrativos para o turismo local, mas a cidade precisa de mais. “Temos uma natureza exuberante, trilhas ecológicas, mas infelizmente não temos pessoas competentes para colocar Bertioga na rota do turismo como merece”, disse Kaled.

Emprego

Respondendo a pergunta da Dra. Débora sobre o que fazer para aumentar os índices de emprego na cidade, Orlandini (DEM) disse que Bertioga tem duas vocações para melhorar a oferta de trabalho: a construção civil e o turismo. “Temos que incrementar o Forte São João e levar [infraestrutura] para as praias, assim como fizemos na orla da Enseada, para que o turista venha para Bertioga. O comércio local sabe que o turista está gastando aqui”, afirmou Orlandini. Na opinião dele, a construção civil está engessada por conta dos entraves ambientais, mas ele se diz a favor do desenvolvimento sustentável, com equilíbrio.

Saneamento

Na tréplica de direito, Dra. Débora defendeu a criação de incentivos fiscais para as empresas interessadas em se instalar no município. “Bertioga tem vocação para o turismo, mas ainda está longe de ter esse turismo sustentável, porque precisamos investir em infraestrutura, saneamento”, retrucou a candidata lembrando que no recente feriado de 07 de Setembro faltou água na cidade.

Saúde

Assim como nos outros debates, Caio Matheus falou dos recursos destinados à Saúde, em torno de R$ 60 milhões por ano, segundo ele e, da necessidade de implantar uma UTI no Hospital Municipal. “Eu não sou contra a terceirização e acredito que tem casos para concurso e casos para serem terceirizados. Também vejo a necessidade da construção de postos de saúde em bairros que ainda não foram atendidos e, vamos tratar da saúde preventiva com a criação de duas UPAs”, completou citando a necessidade da regularização do PD (Plano Diretor) local.

Habitação

Dr. Lairton concordou com o candidato tucano e ressaltou que foi em sua Administração que a Secretaria da Habitação foi criada. “Entre outras finalidades, nós criamos a Secretaria para essa finalidade [PD] também. Tivemos um grande avanço e se houver a possibilidade de voltarmos à prefeitura, vamos continuar fazendo”, finalizou.

Reprise

Quem não assistiu ao último debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Bertioga poderá fazê-lo a partir das 15h30 deste sábado (29), pela TV Costa Norte - Canal 48 UHF. E, a partir de domingo (30), o programa também estará disponível no site www.costanorte.com.br/tv .

Concentração de público foi grande em frente à emissora

Por Eliana Cirqueira

Para acompanhar o desempenho dos cinco candidatos a prefeito de Bertioga, centenas de simpatizantes, familiares e cabos eleitorais assistiram do lado de fora da sede da TV Costa Norte, na avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz, a transmissão ao vivo do debate realizado na noite desta quinta-feira (27), pelo canal 48 UHF. Esta foi a 4ª sabatina promovida pelo Sistema, sendo duas na rádio Praia FM - 106,1 e as outras duas na TV.

O diretor presidente do Costa Norte e mediador do debate, Ribas Zaidan avaliou o espaço aberto pela emissora aos pleiteantes a prefeito como ‘democrático’. “É um exercício da democracia. Estamos em Bertioga e somos da cidade. Com este espaço, contribuímos para a evolução do município. A população tem a oportunidade de ver e ouvir as propostas dos candidatos. Quem ganha com isso é o povo”, afirmou.

Morno

Quanto ao desempenho dos prefeituráveis neste último encontro, Zaidan avaliou que os candidatos estão mais “calmos” e concentrados na transmissão das suas propostas. “Foi um debate bom. Todo mundo ‘morno’. Ninguém quis atacar ninguém. A gente está chegando à reta final da campanha. E o intuito do debate é esse mesmo, de permitir que a população conheça as propostas”.

Mesa Auxiliadora

Membro da Mesa Auxiliadora, Ernesto Peres, representante da Fabe (Faculdades Bertioga), destacou que “o debate foi de excelente qualidade”.  Ele compôs a mesa junto com a representante da OAB de Bertioga, Sueli Kurihara e da representante do MVC (Movimento Voto Consciente) local, Kátia Hidalgo.

]“Acredito que esses debates na TV Costa Norte e na rádio Praia FM têm sim um poder muito grande de orientação para os nossos eleitores e são um exercício da cidadania. Tenho certeza de que isso contribuirá e muito para a escolha do nosso futuro prefeito”, avaliou Peres.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!