“A droga não leva a nada. Se você tem sonhos realize-os longe delas”. Com essa frase, o instrutor Lázaro Guedes, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – ação de educação preventiva ao uso de drogas –, abriu a formatura de 390 alunos do programa, em Bertioga, na manhã da última quinta-feira (04). A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no salão anexo a Secretaria de Educação com a presença do prefeito Mauro Orlandini, da secretária de Educação, Antonia Malafatti; do secretário de Segurança e Cidadania, Eduardo Bello; do comandante interino da 3ª Cia. da Polícia Militar, tenente PM Souza, diretores, professores; pais de alunos e convidados. Em seu pronunciamento, o prefeito valorizou a iniciativa promovida pela Polícia Militar. “Essa equipe, comandada pelo Guedes, faz um excelente trabalho. A gente sabe o quanto esse projeto é importante. É claro que essa semente precisa ser cultivada pelos pais e professores. Com certeza, quem passa por esse aprendizado não vai se envolver com as drogas. Esse é o quinto ano que eu participo, e percebo que a cada ano tem evoluído mais. É uma troca de coisas boas que a nossa cidade pode oferecer a nossas crianças”, afirmou Orlandini.
Unidades A ação, primeira edição deste ano em Bertioga, foi destinada para alunos de 9 a 12 anos, do 5º ano do ensino fundamental, de seis unidades, sendo cinco escolas da rede municipal e uma particular. Das escolas municipais receberam o certificado alunos da Giusfredo Santini, Mangue Seco (Rio da Granja), Professor José Inácio Hora, Governador Mário Covas Júnior e Vista Linda. Já da particular, 15 alunos – de uma sala de aula, do Colégio Objetivo, receberam o certificado. A secretária de Educação, Antonia Malafatti, falou da admiração que tem ao programa e elogiou os instrutores do Proerd. “Quero agradecer as 390 crianças que fizeram o curso neste semestre. Tenho uma admiração grande por vocês e pelos instrutores que estão dentro da sala de aula. Uma equipe maravilhosa,” frisou.
Homenagens O ponto alto do evento foram as homenagens. A emoção tomou conta de todos quando as crianças se levantaram e entregaram flores ao instrutor Guedes. Além disso, um grupo de jovens também o homenageou com presentes, quadros e com muita música. Também houve a apresentação dos alunos do programa Vida Saudável, que fizeram um samba de roda, envolvendo alunos e professores numa grande festa. Encerrando as atividades, o instrutor Guedes conduziu o Juramento Proerd dos alunos, que participaram do projeto.
Comentários