Alunos do 5º semestre do Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia, na capital paulista, iniciaram os trabalhos de elaboração do Plano Diretor de Turismo do Município, que será doado para a administração municipal no final deste ano. O grupo de 27 universitários, acompanhados de seus professores orientadores, esteve na Cidade, no sábado (09), para reconhecimento territorial do Município, levantamento que servirá como base para aplicar as pesquisas de demanda turística e de comunidade. Eles visitaram o Forte São João, o Parque dos Tupiniquins, a nova orla da Praia da Enseada - projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e a orla do Canal de Bertioga. Também foram realizadas entrevistas com munícipes e turistas. Na oportunidade, o grupo fez uma visita oficial ao prefeito Mauro Orlandini, em seu gabinete, com a presença do secretário de Turismo, Esporte e Cultura, José Luiz Zuppani e técnicos da secretaria. Mauro Orlandini falou da potencialidade de Bertioga o turismo, destacando as trilhas, rios, praias, entre outros atrativos. “Só precisamos formatar tudo isso por meio desse trabalho que estamos desenvolvendo agora”. O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, José Luiz Zuppani, que acompanha o trabalho dos alunos, diz: “Notei que o foco deles é muito bom e, certamente estão sendo muito bem conduzidos por professores capacitados e que conhecem Bertioga. E, para potencializar mais ainda, não é a primeira vez que alunos dessa universidade fazem esse tipo de trabalho no Município e, por isso, terão mais facilidade para coletar dados com base em trabalhos anteriores”, comenta Zuppani.
Plano Diretor A elaboração do Plano Diretor de Turismo de Bertioga já foi iniciada pelos universitários da Anhembi Morumbi e envolve duas turmas de alunos do 5º semestre do Curso de Turismo: uma coordenada pela professora de Gestão de Destino Turístico, Sílvia Rubino, e a outra pelo professor e coordenador adjunto do Curso de Hotelaria, Gilberto Back.
De acordo com a professora de Gestão de Destino Turístico, Sílvia Rubino Sílvia, uma das orientadoras do grupo, trata-se de um trabalho interdisciplinar, que será realizado em conjunto com todos os professores do semestre, entre eles o de Políticas Públicas e de Marketing. Ela ressaltou que o trabalho é voluntário e que servirá como base de treinamento para consultoria. A primeira fase, que será desenvolvida durante este semestre, consiste na elaboração de um diagnóstico – uma espécie de raio-X de Bertioga, com a realização de pesquisas de campo, de um inventário sobre os atrativos turísticos da cidade, além de visitas a turistas e moradores. Com o diagnóstico, a partir do próximo semestre começa a parte das ações e das propostas para desenvolver o Plano Diretor de Turismo.
Para atender a todas as demandas de informação, que consistirá na elaboração do plano, o professor Gilberto Back explica que entre os 27 alunos, foram formados oito grupos para trabalhar sobre os temas: atrativos naturais; atrativos histórico-culturais; meios de hospedagem; alimentos e bebidas; lazer, entretenimento e eventos; marketing e opinião; agenciamento, transporte e apoio ao turista; além de socioeconômico e administração. “Serão entrevistados um universo de 100 moradores e mais 100 turistas”, informa Back.
A visita ao Gabinete do prefeito contou também com as presenças do professor de Políticas Públicas e coordenador adjunto do Curso de Turismo, Jurandir Chaves de Oliveira e da professora de Marketing, Maria Valéria Bonin.
Comentários