Por Eliana Cirqueira
Centenas de pessoas acompanharam na noite da Sexta-feira Santa (06), a encenação da Paixão e Morte de Cristo, em Bertioga, realizada pela Pastoral da Juventude, da Paróquia São João Batista, no Parque dos Tupiniquins, no centro da cidade. Mais de 70 atores participaram da peça que reconstituiu os passos de Jesus, desde a Santa Ceia, até a Crucificação. De acordo com um dos organizadores da encenação, Edson Cardoso, a peça não era realizada em Bertioga há sete anos. “Ficamos montando o espetáculo por três meses, mas os ensaios foram intensificados há um mês. Essa peça é como reviver o grande gesto que Jesus teve por nós”.
Explicação O padre Silvio Luis dos Santos explicou o rito encenado pela Pastoral da Juventude: “Ao celebrarmos o momento da entrega de Cristo na cruz, ela nos mostra que as nossas dificuldades e as nossas dores têm um sentido de ser, porque nos ajuda e nos fortalece, para levarmos adiante nosso compromisso, acreditando que Cristo está conosco. Ele nos dá através da cruz, paixão, morte e ressurreição, a força para entendermos a nossa caminhada, a nossa realidade”.
Participantes A direção da encenação foi de Ana Maria Bombassei, com a colaboração de Lincoln Siqueira. Mais de 10 voluntários participaram da montagem da peça que contou com figurinos da época. Também aconteceu no sábado (07) a Vigília Pascoal e no Domingo de Páscoa (08), foram celebradas missas em três horários.
Comentários