Painéis do projeto da orla começam a tomar forma

Costa Norte
Publicado em 19/08/2011, às 13h22 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h14

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes As obras de revitalização da orla da praia, em Bertioga, no trecho que vai do Forte São João até a Pista de Skate, região central da cidade, já começam a tomar forma e, ao mesmo tempo, as esculturas que retratam a fauna e a flora brasileira, propostas pelo arquiteto Ruy Othake, idealizador do projeto, também. Será o 1º jardim com intervenção artística a beira-mar, da região. Parte dos trabalhos confeccionados ainda está na pequena oficina de Roque Hauschildt, conhecido como Roque, da Fibra, responsável pela execução das esculturas. São painéis com desenhos de peixes, polvos e estrelas do mar que farão parte do futuro cenário à beira mar, previsto para ser entregue no início de 2012.

A tarefa Na oficina, que fica no bairro Vila Tupi, Roque revela como é feita a tarefa. “Uso uma mistura de resina com fibra. Faço um molde, com madeirite, coloco a resina e aguardo a secagem”, explicou ele, lembrando que para finalizar, pinta com as cores exatas do projeto, que carrega no bolso. Alguns dos painéis são vazados, formando a silhueta de tartarugas marinhas e golfinhos, entre outras espécies. Todos, porém, contam com um suporte em ferro para fixação.

Prazos São 40 painéis, dos quais, 16 estão prontos. “Tenho prazo até novembro para finalizar”, comentou Roque, que conta com a colaboração de 5 funcionários. O secretário de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Marcelo Marques, também informou que as esculturas só serão colocadas na orla, no final da reurbanização do calçadão, prevista para a próxima Temporada. Proposta Roque lembra que a possibilidade de trabalho surgiu de uma dificuldade para atender as especificações do arquiteto. Segundo ele, o projeto determinava esculturas em concreto, com 8cm de espessura. Entretanto, devido à maresia deveria ser feito com, no mínimo, 15cm, para garantir durabilidade. “Foi quando o prefeito Orlandini pensou em utilizar a fibra”, contou. A proposta foi aprovada pelo arquiteto e Roque iniciou, então, o trabalho. Durabilidade O maior painel conta com 3,70m de altura. A altura média dos demais é de 3m e, Roque garante a durabilidade. “É muito durável e resistente ao tempo”. O material que está sendo usado, segundo o profissional, é o mesmo que se utiliza em brinquedos de parque de diversão, luminárias e carcaças de ônibus.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!