Pacientes de hepatites crônicas ganham Centro de Aplicação Assistida

Costa Norte
Publicado em 01/07/2011, às 08h12 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h18

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Os pacientes em tratamento de hepatite, em Bertioga, ganharam, nesta quarta-feira (29), um Centro de Aplicação Assistida de Hepatites Crônicas. A sala foi implantada no Centro de Saúde III, situado na região central da cidade, e uma auxiliar de enfermagem fará a aplicação do medicamento em pacientes estadiados, isto é, que já contam com indicação do médico para o tratamento.

De acordo com o diretor de Saúde do município, José Ricardo Wilmers, há 44 pacientes estadiados e que atualmente realizam o tratamento em Guarujá. “Eles terão mais comodidade com o Centro de Aplicação. Esse também é um dos objetivos, que vai agregar a adesão dos pacientes ao tratamento”, comentou.

Poucos sintomas

Na maioria das vezes, a hepatite apresenta poucos sintomas e só é diagnosticada por meio de exames de rotina. Wilmers lembra que a Secretaria da Saúde realiza campanhas periódicas para a detecção da doença. Além disso, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) disponibiliza o exame para verificação.  O CTA fica rua Mestre Pessoa, 1.001, centro, e funciona das 8h às 17h. Os telefones são (13) 3317-3808 ou 3317-4296.

Momento certo

Ainda segundo o diretor de Saúde, é importante diagnosticar o quanto antes a doença, entretanto, o início do tratamento tem o momento certo e só quem pode indicar é o médico.

A doença

É caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!