Orquídeas, em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 10/06/2011, às 18h22 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h18

FacebookTwitterWhatsApp

O plantio de 55 mudas de árvores (25 manacás-da-serra cor rosa, 25 canafistulas amarelas e 5 copiúvas), no Parque dos Tupiniquins, domingo passado (05), foi a atividade de abertura da 3ª Semana do Meio Ambiente na cidade. Antes da ação coletiva, que contou com a participação do prefeito Mauro Orlandini e do secretário municipal, Rogério Leite, entre outros, foi realizada a reunião mensal do NOB (Núcleo de Orquidófilos de Bertioga), responsável pela doação das mudas de árvores.

Flores e pássaros

O presidente do núcleo, Marcos Antonio Campacci e o também membro da diretoria do NOB, Celso Peres, detalharam que como o crescimento dessas espécies é rápido espera-se um agradável florido nas quaresmas e, consequentemente, a presença de inúmeros tipos de pássaros na área. Outro ponto positivo é que essas árvores deverão servir de berço para a implantação de novas orquídeas dentro do parque.

Construções sustentáveis

Na quarta (08), a prefeitura, Sobloco e a AEAB (Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bertioga) promoveram vivências em construções sustentáveis e gestão ambiental de obras, visitando modelos de construções sustentáveis, cujos trabalhos receberam importantes selos ambientais. O grupo visitou o McDonald´s da Riviera de São Lourenço, que foi a 1ª franqueada da América Latina a obter o selo verde, por seu modelo de construção sustentável, que tem economia de mais de 50% de água e 14% de energia. Outros edifícios do empreendimento, construídos com o mesmo conceito, também foram visitados.

Trilhas educativas

A programação da 3ª Semana do Meio Ambiente também contou com palestras na Casa da Cultura e a realização de trilhas educativas para vivência referente à biodiversidade do bioma Mata Atlântica, ocasião em que foram plantadas diversas mudas de palmito juçara. A espécie é de extrema importância, uma vez que contribui de forma significativa na oferta de frutos para a alimentação dos animais em época onde existe escassez na mata.

Arborização Urbana

Ainda estava previsto nesta sexta (10) a apresentação do Plano Diretor de Arborização Urbana, durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), sob responsabilidade da empresa Detzel Consultoria, entretanto, o diretor da empresa não pôde comparecer ao encontro. A apresentação foi então adiada para a próxima reunião do Condema, prevista para acontecer em 28 de junho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!