Por Eliana Cirqueira
Logo no início da noite do dia 07, Orlandini já era saudado pela vitória nas urnasO prefeito de Bertioga Mauro Orlandini (DEM) foi reeleito no último domingo (07) para o seu 3º mandato (2013/2016), com 51,36% dos votos válidos, somando 11.372 mil sufrágios. Ele disputou o pleito com outros quatro candidatos: Caio Matheus (PSDB), Dra. Débora (PDT), Kaled (PSDC) e Dr. Lairton (PR). Este último teve os votos anulados por conta de processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a regularização de sua candidatura e que ainda aguarda julgamento. Em entrevista após a reeleição, na segunda-feira (08), no programa ‘Café da Manhã’, da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, Orlandini falou das prioridades para o próximo mandato, como a reforma administrativa, atuação com a nova composição do Legislativo, obras para asfaltar as ruas da cidade e a construção de creches. Acompanhe os principais trechos: TV Costa Norte – É seu terceiro mandato, prefeito? Orlandini - Falo da minha alegria, satisfação e do meu compromisso, que agora fica maior. Se a gente já trabalha com carinho, temos uma razão extra, agora eu sou tri.
TV Costa Norte - Com a nova Câmara, como será o trabalho? Orlandini - São pessoas da cidade, com raízes no município e que conhecem a realidade do povo. Conheço cada um deles [dos vereadores eleitos]. São pessoas bem intencionadas e querem realizar seu sonho: de ver o resultado do trabalho, de ter uma sugestão atendida. Essa parceria entre Executivo e Legislativo é uma construção e essa próxima Câmara terá a oportunidade de pegar o Governo um pouco mais preparado.
TV Costa Norte – O senhor fará a reforma administrativa? Orlandini - Hoje, voltamos para um mandato de quatro anos, com a experiência e conhecendo melhor a situação e a estrutura. Vamos fazer uma reforma na administração, porque se faz necessário. Falamos tanto na campanha da criação da Secretaria de Esportes, que já era tema da campanha passada, de quatro anos. Não conseguimos resolver, porque é importante fazer um pacote inteiro. Agora, temos condições de fazer essa reforma. Precisamos ter um cargo e uma estrutura que trabalhe especificamente na questão das pessoas com deficiências físicas. A área de Comunicação é uma estrutura ultrapassada, nós temos o BOM [Boletim Oficial do Município], mas não temos uma jornalista para assinar, porque na estrutura da administração não há esse cargo [de jornalista]. Agora precisamos preencher isso, há uma série de coisas que precisam ser mexidas.
TV Costa Norte – Quando será essa reforma administrativa? Orlandini - A ideia é usar esses três meses que temos para fazer a montagem do que a gente observou. Se conseguirmos ter uma conclusão nesse período, podemos até mandar para a Câmara e começar 1º janeiro com uma estrutura nova. Já estamos fazendo uma reforma. Não dá para fazer uma reforma de lei, tem que fazer a reforma de estrutura e tem que saber o que está fazendo. Até aqui tivemos um levantamento de informações, das Secretarias. Vamos pegar todas as propostas e sugestões e fechar esse pacote.
TV Costa Norte – Construirá o Estádio Municipal? Orlandini - É claro que cada bairro quer ter o seu campo, o seu time, mas nós precisamos ter um estádio, que poderá concentrar outras modalidades. Estão ai a Copa do Mundo, as Olimpíadas, então, porque não produzir atletas para levar o nome de Bertioga? Dá tempo.
TV Costa Norte – Seu vice vai ter alguma atuação efetiva na sua administração? Orlandini - O Zeca é um vice que vai cuidar da vida dele e que estará sempre ao meu lado, trazendo informações, dando dicas e representando a comunidade. Acredito que o afinamento se dará no exercício. Cada momento é um momento.
TV Costa Norte – O senhor tem nomes dos novos secretários? Orlandini - Nunca decidi nada antes, até porque você não sabe o resultado [da campanha]. Não crio castelos ou compromissos que depois a gente venha a se decepcionar.
TV Costa Norte – Prioridades para o próximo mandato? Orlandini - Ou a gente pavimenta essa cidade ou não vamos ter máquinas para passar em todas as ruas, todas as vezes que chove. Uma prioridade agora é atacar guia e sarjeta e bloquetear a maior parte das ruas. Não temos material para ficar passando a máquina nas ruas todas as vezes que chove. Hoje, não temos terra para colocar nas ruas. Também temos que construir creches. Já fizemos todas as reformas e ampliações possíveis, agora temos que construir.
Comentários