Obras do Onda Limpa são finalizadas, em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 15/07/2011, às 15h32 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h27

FacebookTwitterWhatsApp

Bertioga já pode comemorar. As obras de implantação de rede de esgoto da Sabesp pelo programa estadual ‘Onda Limpa’ foram concluídas na cidade, permitindo que mais de 20 mil pessoas tenham acesso à rede. Das 4700 ligações domiciliares projetadas pelo programa, foram executadas cerca de 3 mil ligações. O Onda Limpa em Bertioga teve início em 2007 e investiu cerca de R$ 62 milhões.

Ligações domiciliares

Agora, conforme a empresa, a etapa é de conclusão das ligações domiciliares remanescentes, nos imóveis nos quais ainda são necessárias adaptações internas para execução das ligações. “Os serviços de saneamento vão melhorar a saúde e a qualidade de vida dos moradores e turistas que visitam a região. A rede e a Estação de Tratamento em funcionamento já estão contribuindo para despoluição da região”, explica o superintendente do programa, José Luiz Lorenzi.

Pedido para conexão

Os moradores de locais por onde passaram as obras podem ligar para o 0800 550-0195 e solicitar a conexão. A 1ª ligação é gratuita e o morador terá que fazer as adaptações internas para separar a água de chuva do esgoto produzido no imóvel.

Meta

A meta da Sabesp é universalizar o atendimento na Baixada Santista até 2018, com 100% de coleta de esgoto, 100% de tratamento e 100% de abastecimento de água. Hoje, uma das dificuldades é em relação às regiões irregulares (áreas de invasão ou de proteção permanente), no qual a Sabesp não pode atender. Para essas áreas, é preciso a conclusão dos programas de regularização fundiária para iniciar os projetos.

Na cidade

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), inaugurada no início de 2010, possui estrutura para tratar todos os efluentes de Bertioga nas próximas décadas, portanto, vai permitir as ações complementares para a universalização até 2018. O programa na cidade consiste em: 1 ETE; 46.954m de redes coletoras; 2.160m de coletores tronco; 4.700 ligações domiciliares; 6 estações elevatórias de esgotos; e 4.557m de linhas de recalque.

Em Cubatão

As obras em Cubatão estão em fase final de execução, com previsão de conclusão para setembro. O cronograma de trabalho já foi repassado à prefeitura e vai concluir as obras até o final de setembro, o que compreende também a pavimentação das ruas pelas quais passaram as obras do programa Onda Limpa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!