Obra da orla de Bertioga, está atrasada

Costa Norte
Publicado em 14/10/2011, às 15h06 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

A obra de revitalização de parte da orla da Praia da Enseada, em Bertioga, está atrasada. Prevista oficialmente para ser entregue em janeiro de 2012 – mas com promessa feita pelo prefeito Mauro Orlandini (DEM) de antecipá-la para dezembro –, é fácil constatar que existe atraso de trabalho. Nessa 1ª fase estava prevista a revitalização de 1,2 mil m, sendo do Forte São João até a Pista de Skate, na região central. A Secretaria de Planejamento e Habitação informou que já solicitou à empresa que executa a obra, a Agrícola Monte Azul, que intensifique a contratação de mais mão de obra. Em setembro último, cerca de 20 funcionários admitidos pela Rocha do Vale Engenharia – que foi contratada pela Monte Azul para a execução dos trabalhos – cruzaram os braços. Eles alegaram que estavam com os salários em atraso e que não tinham qualquer benefício trabalhista.

Preocupação Na ocasião, o diretor de Obras do município, Ricardo Lerch foi consultado pelo JCN (Jornal Costa Norte) e afirmou que não tinha conhecimento da reclamação dos trabalhadores. Lerch também ficou preocupado com a possibilidade de diminuição da mão de obra. “Já havíamos oficiado à Monte Azul para que aumente a frente de trabalho para que a obra seja concluída dentro do prazo”, disse Lerch, no mês passado. O secretário de Planejamento e Habitação, José Marcelo Marques também disse, na ocasião, que o responsável pela Monte Azul havia afirmado a ele que a empresa iria contratar os funcionários da Rocha do Vale Engenharia, para continuarem executando a obra.

Mais contratações Essa semana, Marques afirmou que a partir da próxima segunda-feira (17) mais funcionários serão admitidos para garantir agilidade à obra. Atualmente, segundo ele, cerca de 40 estão trabalhando no local. “Também estão sendo providenciados funcionários especializados, como para a instalação do piso”, explicou Marques.

Plano B “Estamos pressionando a empresa para entregar a obra dentro do prazo, mas já pensamos em um ‘plano B’”, comentou o secretário. Esse plano, segundo ele, seria finalizar a metade da obra, ou seja, 600m dos 1,2 mil m totais, partindo da Pista de Skate, sentido Forte São João. Isto porque nesse trecho o serviço está mais adiantado. Essa 1ª fase do projeto era revitalizar a área da Pista de Skate ao Forte São João. “Até dezembro finalizaríamos esse trecho e, em fevereiro retomaríamos o restante”, detalhou o secretário.

Multa Mesmo constando em contrato a multa por atraso, Marques revelou ainda que o objetivo não é lançar mão desse recurso. “O que queremos é que essa obra esteja concluída até o final do ano, trazendo benefício para a cidade”.

Projeto A reurbanização da orla da Praia da Enseada é de autoria do arquiteto Ruy Ohtake. Nessa 1ª fase seriam 1,2 mil m de revitalização, com entrega prevista para janeiro de 2012. O investimento é de R$ 6,5 milhões de recursos do Dade (Departamento de Apoio às Estâncias Balneárias). Bertioga conta com o total de 33 km de orla de praia.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!