POPULAÇÃO E CULTURA COMPORTAMENTAL

Briga escolar entre meninas: polêmica revela déficit cultural diplomático

Apesar de corriqueiro e tragicamente comum, conflitos em ambientes escolares refletem uma situação precária na cultura comportamental do país

Amanda Oliver
Publicado em 13/05/2022, às 10h54 - Atualizado às 11h14

FacebookTwitterWhatsApp
Jornalista Amanda Oliver contextualiza fator social comportamental - Jornal da Praia
Jornalista Amanda Oliver contextualiza fator social comportamental - Jornal da Praia

Diplomacia, em linguagem figurada, expressa astúcia, finura; habilidade e capacidade de tratar outra pessoa com delicadeza e gentileza. Uma postura diplomática se desenvolve com educação, cultura e exemplo, pilares que também definem a cultura comportamental de um grupo social.

Uma situação, que aparentemente possui uma relevância superficial, ocorreu na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo: duas jovens entraram em luta corporal dentro de uma unidade de ensino. O caso foi citado pelo advogado e apresentador Ênio Xavier, e passou pela contextualização da jornalista Amanda Oliver.

Apesar de corriqueiro e tragicamente comum, conflitos em ambientes escolares refletem uma situação precária na cultura comportamental do país, que consequentemente configura um perfil para representantes da nação, ou seja: políticos.

As jovens em pauta estudam na Escola Estadual Jardim Bopeva, no bairro Cidade Ocian, e após um desentendimento verbal, entraram em conflito corporal, nesta última terça-feira (10). No registro de vídeo é possível observar estudantes divertindo-se com a situação, enquanto dois meninos tentam apartar a briga.

Um lugar que seria para estudo e ensino, para aprimoramento moral das pessoas, serve para este tipo de espetáculo grotesco”, comentou Ênio Xavier.

Em analise contextual, social e política, a Jornalista Amanda Oliver definiu um raciocínio linear ao vivo: “Queria ressaltar que são jovens, o primeiro exemplo vem de casa. É extremamente triste e vulgar ver duas mulheres que deveriam estar se dedicando ao estudo e ao ensino, brigando em um ambiente público, isso mostra o que? Ausência de diplomacia”.

Ainda em discurso, a jornalista levanta a questão da representatividade política dos atuais governantes, que são escolhidos pela população através do sistema democrático. “Onde temos a ausência da diplomacia além da nossa cultura? Na nossa política. Nossos políticos batem boca, não tem postura, não sabem lidar com problemas, e são os representantes do nosso país! Quem escolhe os representantes? A população, que se identificou com o perfil, formando um ciclo”.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!