Mutirão para exames laboratoriais em animais domésticos acontece sábado (10), em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 09/09/2011, às 12h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h25

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A Secretaria da Saúde de Bertioga, em parceria com a FMU (Faculdades Metropolinas Unidas), da capital, realiza sábado (10), um mutirão para exames laboratoriais em cães e gatos. A ação faz parte de projeto pioneiro no Estado, o programa ‘Médico Veterinário da Saúde da Família’, que começou a funcionar no último dia 20 e não dá custos ao município.

O evento deve reunir 90 membros da FMU, entre professores e alunos de Veterinária, que farão plantão das 10h às 16h, no terreno ao lado do Krill Supermercados, na avenida Anchieta, Jardim Albatroz.

Serão realizados exames de sangue e fezes, possibilitando a detecção de doenças e o encaminhamento ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município, nos casos necessários. Os moradores podem levar seus animais com suspeita de alguma doença ou ainda para fazer um check-up.

Objetivo e ações O objetivo do programa - projeto apresentado pelo vereador Ney Lyra (PRP) há 2 meses - é identificar, diagnosticar e tratar as doenças dos animais, melhorando a qualidade de vida dos bichos domésticos, e consequentemente, das pessoas em contato com eles. O programa engloba ações como levantamento de dados (as equipes da FMU percorrerão as casas em todos os bairros do município, com questionário para coleta de dados e identificação dos animais), diagnósticos (incluindo os exames laboratoriais), tratamento de doenças e castrações, e ainda, orientações à população, no sentido de evitar doenças transmissíveis como sarnas, raiva, leptospirose, micose e verminose.

Ambiente

De acordo com o professor coordenador do projeto, Carlos Augusto Donini, o programa ainda pode auxiliar na prevenção de doenças que são transmitidas pela água poluída ou pelo ambiente deteriorado (lixo acumulado, esgoto aberto, poço descoberto e córregos poluídos).

Visitas Os bairros de Boracéia e Vicente de Carvalho II já receberam a visita das equipes da FMU, nos dias 20 de agosto e 03 de setembro. As famílias serão cadastradas e receberão uma carteirinha para serem assistidas gratuitamente pelo programa.   Doação No local, o CCZ realizará também a Feira de Doação de Cães e Gatos. Os animais disponíveis para adoção são tratados e vacinados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!