Moradores promovem manifestação por melhorias no Jardim Ana Paula

Costa Norte
Publicado em 21/01/2011, às 17h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h04

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Cerca de 40 moradores do Jardim Ana Paula, em Bertioga, realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (18), quando interditaram a av. Anchieta, colocando fogo em pneus. Os manifestantes ainda portavam cartazes com críticas ao prefeito Orlandini e reclamavam do estado de abandono do bairro. Lemyd Raíza, moradora no Ana Paula há 12 anos, se queixava da falta de manutenção das ruas. “Não conseguimos andar na rua e as valas estão entupidas”, reclamou ela, que portava um cartaz com os dizeres: “Prefeito, você não cumpre nada”. Apesar de morar há apenas 2 meses no bairro, Cleide dos Santos também estava se manifestando. “Não consigo entrar na minha casa”, contou a moradora da rua B. A rua A também está intransitável, segundo a moradora Maria Lúcia de Araújo. “É preciso, no mínimo, desentupir as valas”.

Equipamentos O vereador Alfonso Dari Weiland, o Alemão (PRP), esteve presente à manifestação e apresentou aos moradores cópia de 07 pedidos de melhorias no bairro apresentadas durante sessão plenária da Câmara e encaminhadas ao prefeito. Segundo Alemão, a prefeitura adquiriu equipamentos no valor de R$ 1,2 milhão em 2010 e não utiliza. “Tenho notícia de que 05 máquinas estão quebradas”, afirmou o vereador, completando: “O único culpado por essa situação é o prefeito.” O presidente do Legislativo, Marcelo Vilares (PTB), e o vereador Pastor Clayton (PMN) também estiveram no local, além do diretor de Habitação, Ideval Gorgônio Primo, o Miranda.

Cronograma de serviços Na manhã do mesmo dia (18), o prefeito esteve no Jardim Ana Paula, junto com o secretário interino de Serviços Urbanos, Roberto Julião, para analisar a situação do bairro. Orlandini informou, na ocasião, por meio de entrevista à rádio Praia FM – 106,1, que a pasta de Obras estava elaborando um cronograma de serviços que atenderia todos os bairros da cidade. “A chuva provocou uma demanda grande de serviços, mas vamos procurar atender o mais rápido possível”, prometeu. O cronograma deverá ser divulgado no BOM (Boletim Oficial do Município). Uma das principais reclamações dos moradores na data (18), segundo contou o prefeito na rádio, referia-se ao assoreamento das valas de água pluviais. Orlandini disse que muitas vezes as valas contam com tubulações de diâmetros diferentes, o que provoca o esgotamento do sistema. “Vamos procurar solucionar a questão da drenagem desses tubos”.

Democracia Já no início da noite de terça (18), questionado quanto à manifestação dos moradores, Orlandini comentou: “Achei desnecessária, mas estamos em uma democracia”. Sobre a participação de vereadores no ato, o prefeito não considerou como um fator que abala as relações entre os poderes. “Por parte do Executivo não tem qualquer mal estar, inclusive, recebi a visita do presidente da Câmara para falarmos sobre o atendimento à comunidade”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!