Mídias sociais são usadas na luta contra as DST/Aids e hepatites virais, em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 14/07/2012, às 06h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h45

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Cidade é a 1ª da Baixada a ter canal de comunicação oficial sobre os temas

A Secretaria da Saúde de Bertioga, junto com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) local lançou nas mídias sociais o ‘Bertioga Prevenção’, um conjunto de ferramentas que inclui o blog e perfis no facebook e twitter para compartilhar diariamente, com os internautas, informações sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Aids e hepatites virais.

Com isso, Bertioga, segundo a prefeitura, é a 1ª cidade da Baixada Santista a ter um canal de comunicação online e oficial para tratar exclusivamente sobre os temas.

Crescimento

De acordo com o secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, o crescimento no número de contaminação por HIV, principalmente entre jovens, que corresponde a 49% dos casos, mostrou que era necessário buscar novos meios de abordar o tema, inclusive, na maneira de divulgação. “Está claro que os meios de propaganda tradicionais, como panfletos, cartazes e reclames na TV, sobre DST/Aids, já não são suficientes para despertar a atenção do jovem. A nova geração quer interagir, quer dinamismo, quer perguntar e ter a reposta em pouco tempo. E nós, não podíamos virar as costas para essa realidade, por isso estar nas mídias sociais é fundamental”.

Central

O ‘Bertioga Prevenção’ funciona como uma central de informação sobre DST/Aids e hepatites virais, onde diariamente podem ser compartilhadas notícias, dados e métodos de prevenção e tratamento, além de divulgar aos internautas todas as ações preventivas realizadas pelo CTA de Bertioga.

Segundo a médica Irenisbete Mello, coordenadora do CTA, a população precisa saber sobre os métodos preventivos, mas também conhecer onde se pode fazer o teste anti-HIV, onde podem ser aconselhados, e onde e como devem ser tratados.

CTA

O CTA é uma unidade dedicada ao combate das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Nele, a população tem acesso à testagem rápida de HIV e de hepatite C, conselhos sobre prevenção, esclarecimento e material informativo. A unidade ainda presta trabalho aos pacientes soropositivos, ao proporcionar acompanhamento social e psicológico, fornecimento de cestas básicas, e encaminhamento ao tratamento, acompanhando-o durante todo esse período, cuidando da parte física e psicológica.

Redes sociais:

Blog:  bertiogaprevencao.wordpress.com Facebook:  www.facebook.com/bertioga.prevencao Twitter: BERT_prevencao

CTA: rua Rafael Costábile, 746, Vila Itapanhaú.

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefone: (13) 3317-3808

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!