Médico argentino aguarda registro do CRM para iniciar atendimento

Costa Norte
Publicado em 27/09/2013, às 20h15 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h07

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Quintana já mora no Brasil há três anos e meio

O argentino Ignácio Marcos Ferreyra Quintana aguarda o seu registro provisório do Conselho Regional de Medicina (CRM-SP) para começar a clinicar, em Bertioga. O médico de 49 anos está inserido no programa Mais Médicos, do governo federal. Ele irá atuar em atenção básica, na UBS de Boraceia. O profissional se apresentou segunda-feira (23) na cidade e foi recepcionado pelo secretário de Saúde Manoel Prieto Alvarez, e pelo diretor de Administração e Planejamento Estratégico da pasta, Cássio Rosinha. Quintana visitou o hospital e o pronto-socorro, e também a UBS de Boraceia, para conhecer a equipe e o seu futuro local de trabalho. Futuramente, Quintana será um dos médicos a atuar no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACs) para Estratégia Saúde da Família (ESF), que será implantado em Boraceia, logo que seja realizado concurso para agentes comunitários. De acordo com Cássio Rosinha, os três médicos solicitados para Bertioga pelo programa federal vão integrar as três futuras equipes do ESF. Cada grupo é formado por um médico, um enfermeiro, dois técnicos auxiliares, oito agentes comunitários, um recepcionista e um administrativo. Ainda de acordo com o diretor, a ideia é que duas dessas equipes atuem em Boraceia e uma em Guaratuba. Além disso, o bairro contará com um ginecologista e um pediatra para fazer o planejamento da organização dos serviços.

Trabalhos Quintana mora no Brasil há três anos e meio. Ele estudou e se formou na Universidade Nacional de Córdoba, em 1996. Na Argentina, trabalhou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em consultório, atendendo na especialidade de obesidade e nutrição. Sua primeira moradia em solo brasileiro foi em São José dos Campos, onde era treinador do time de rugby; depois foi para Ilhabela, e agora Bertioga, onde vai morar com a mulher e uma filha. “Minha expectativa é ficar aqui, continuar minha vida em Bertioga, independente do programa”, afirmou Quintana.

Nova seleção Bertioga abriu três vagas para o Mais Médicos. Dois brasileiros e um estrangeiro inscreveram-se para atuar no município. Os brasileiros, que chegariam no último dia 2, desistiram do programa, alegando motivos pessoais. As vagas continuam abertas aguardando nova seleção do Ministério da Saúde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!