Bertioga vai novamente aderir ao programa estadual ‘Município Verde Azul’, na edição 2011’. A ideia é manter a certificação recebida em anos anteriores. A informação foi divulgada em reunião do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), nesta terça-feira (26), pelo responsável pelo programa na cidade, Nelson Portero.
Com o selo, a cidade se torna exemplo de gestão ambiental para todo o Estado de SP e ainda obtém prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual. Mas para obter essa certificação, os municípios têm avaliado o seu desempenho em 10 diretivas que regem o projeto. São elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Maior ou menor peso
Ano passado, a pontuação de Bertioga no selo Verde Azul foi de 88,36 em 2009 de 85,08.
Mais uma vez, o município terá que atender a 10 critérios, que recebem pontuações, com maior ou menor peso. Entre os critérios de maior pontuação estão ‘Esgoto tratado’, ‘Resíduos Sólidos’ e ‘Educação Ambiental’. O prazo para preenchimento de todos os relatórios será de 1 ano.
Mudanças
Este ano, o programa sofreu alterações por parte do Estado, com o objetivo de dar maior transparência e valorização as iniciativas locais. Uma delas foi a assinatura da resolução que alterou de projeto para programa o Verde Azul, no dia 18 de julho. “A partir desta data, teremos um ano para providenciar os relatórios”, afirmou Portero.
Comentários