Por Maria Paula
Moisés Inácio também mantém um grupo de ‘Quinteto de Metais’Contratado para coordenar o departamento musical da ACCB (Associação Civil Cidadania Brasil), por meio do Centro Cultural de Bertioga, o novo maestro Moisés Inácio tem um longo trabalho pela frente, que é formar a Orquestra Sinfônica do município. Em 15 dias, por exemplo, ele pretende acabar com a lista de espera do local, que está em torno de 200 pessoas. Também tem o objetivo de ampliar o projeto musical visando atender, principalmente, alunos da rede de ensino municipal. “Essa orquestra não formará profissionais, mas as crianças de 08 a 13 anos terão a oportunidade de conhecer os instrumentos e aprender a tocar”, disse Inácio. De acordo com ele, os alunos terão uma oportunidade única de conhecer instrumentos de difícil acesso. “É a educação por meio da música que vem para transformar a vida desses jovens”, confia o maestro, especializado em tuba. Segundo ele, as inscrições já estão abertas para os interessados em ingressar na orquestra e podem ser realizadas no Centro Cultural.
Tocando junto A proposta do novo coordenador é trabalhar com o ensino coletivo, o que não acontece na maioria dos conservatórios, proporcionando assim um maior número de alunos por hora/aula. “Esse método poderá triplicar, em alguns casos, o número de alunos atendidos em um só hora. Os alunos aprendem a tocar juntos instrumentos de corda, naipes de madeira, de metais, que possibilitam as aulas coletivas. Depois de formar todos esses naipes é só montar a orquestra”, conclui Inácio. O professor de música ainda pretende incorporar ao estilo MPB a música erudita. “A disciplina, o foco, e a cultura da música erudita é o que vamos trazer com bastante força”. O coordenador pretende apresentar os primeiros trabalhos da orquestra até o final do próximo ano.
Currículo O maestro disse que está muito animado com o convite de trabalho e encantado com Bertioga. O músico mantém residência fixa em São Paulo, mas pretende, num futuro próximo, se estabelecer por aqui. No currículo, Moisés Inácio traz um curso de regência na cidade de Vaasa, na Finlândia com o maestro Sergio Igor Chnee; formação em tuba na Universidade Santa Marcelina e regência na Emesp (Escola de Música do Estado de SP). Consta ainda um curso livre na universidade Cantareira; regência orquestral com o maestro Roberto Farias e, recentemente finalizou curso com o maestro Clarck Travel. Além dos trabalhos que assumiu em Bertioga, o maestro mantém um grupo de ‘Quinteto de Metais’. Toda sua paixão pela regência surgiu indo à igreja.
“É a educação por meio da música que vem para transformar a vida desses jovens” maestro Moisés Inácio
Comentários