A prefeitura de Bertioga delimitou seis locais destinados à entrada e saída de embarcações do mar: na praia da Enseada (Centro), próximo ao Forte São João; na Enseada (Jardim Indaiá); na praia de São Lourenço, próximo ao Costão da Pedra Selada; na praia de São Lourenço, do lado esquerdo do Píer de Pedra (Mole); na praia de Guaratuba, na foz do rio; e na Praia de Boraceia, no canto do Morro de Itaguá.
Os locais contam com balizamento na praia, e alguns deles, também no mar, como é o caso da praia do Indaiá, local propício para o banho de mar. “Para dar mais segurança aos banhistas, delimitamos também na água. Mas alguns lugares, que não oferecem segurança para o banho de mar, como o canal de Bertioga, não há necessidade”, explicou o diretor da Diretoria de Operações Ambientais (DOA) Bolívar Barbanti.
Também foram iniciadas tratativas para delimitar o local de acesso ao mar no Guaratuba, em virtude da foz do rio. Segundo Bolívar, um trecho onde o rio deságua é utilizado por banhistas e também dá acesso ao mar. “Para maior segurança, vamos delimitar de forma mais eficaz, evitando conflitos”. Para isso, é necessário o atendimento às normas da Marinha e aprovação dos órgãos competentes.
Em pouco mais de três meses, a DOA realizou 198 fiscalizações a embarcações de passeio. A fiscalização teve como objetivo a orientação com relação aos documentos do piloto e da embarcação e quanto às regras de navegação. De acordo com Bolívar, a maioria das embarcações fiscalizadas era do tipo moto aquática. Denúncias sobre irregularidades com embarcações podem ser feitas pelo telefone 3317 7073.
Comentários