Um novo conceito de iluminação pública, empregado no jardim que margeia o Canal de Bertioga e canteiro central da av. Henrique Costábile, no Jardim Veleiros, foi inaugurado na noite desta sexta-feira (25), pela prefeitura. As luminárias funcionam por meio do sistema fotocélula programável. O mecanismo permite o acionamento automático, de acordo com a queda da luz natural. O gasto foi de R$ 69.813,93, incluindo a compra de material e pagamento de mão de obra.
“Agora, os moradores do Jardim Veleiros poderão usufruir com mais qualidade, no período noturno, deste local tão lindo, privilegiado pela natureza. Esse novo conceito potencializa a iluminação, valorizando a segurança de moradores e turistas que passeiam pelo local”, disse o prefeito Mauro Orlandini (DEM).
Trocas
O assessor de gabinete do prefeito e responsável pela implantação da iluminação, Nelson Simões detalhou que houve a troca de lâmpadas, até então de vapor de sódio, por outras de vapor metálico, fato que colabora com a eficiência da luminosidade, entre outros trabalhos executados.
Ele ressaltou que antes, o canteiro central possuía 88 luminárias, e agora acabou reduzido pela metade, sendo de 4 para 2 por poste, além de uma redução de consumo de energia em 50%. “No jardim do calçadão, foram mantidas as 4 luminárias por poste, no entanto, para favorecer a ampliação na iluminação, foi efetivada a diminuição da altura de fixação dos equipamentos em 3m”.
Novas etapas
No início de dezembro, conforme a prefeitura está prevista a revitalização da iluminação na orla da Enseada. Os trechos serão da av. Thomé de Souza, desde altura da rua Rafael Costábile, até o final da via, no Maitinga. O prazo de conclusão dos serviços é para o final do mês.
Em seguida, os trabalhos serão direcionados para a orla do Jardim Indaiá, porém, as previsões são já para o início de janeiro de 2012. As praças do município também devem ser beneficiadas.
Comentários