Por Maria Paula
Iramar mostra como é a monotipia, técnica de desenho aplicada numa placa de metalA professora de Artes Plásticas, Iramar Penteado, que atua no Centro Cultural de Bertioga, aproveitou as férias e partiu rumo a Paris, mais precisamente Lyon, onde participa de um workshop de pintura. O trabalho consiste na pintura de duas telas em tinta acrílica com 80x80cm cada. A construção da obra a céu aberto, em contato direto com o público ainda não tinha data definida até alguns dias atrás, porque estava dependendo de clima favorável. Em outros tempos, a arte abstrata de Iramar também fez sucesso em Paris, onde a professora tem uma neta que atua como arquiteta, e daí o convite para ela retornar. Quem deseja ver esse último trabalho da artista vai ter que ir a Paris, porque as telas ficarão por lá, onde serão expostas ao público.
Novidades Em Bertioga, Iramar também vem com novidades no próximo ano, quando pretende aplicar nas suas aulas de arte a técnica para fazer esculturas de cimento utilizando argila, gesso e cimento. Nesse trabalho, a argila vai dar o formato da escultura, o gesso passa a ser a forma e o cimento finaliza a obra. Toda a argila pode ser reaproveitada, segundo a artista. Outro trabalho que será desenvolvido é a arte no tijolo refratário. Com uma ferramenta de ponta, o aluno vai perceber que pode fazer muitas imagens no tijolo, sempre trabalhando em baixo relevo.
Inscrições Os novos cursos estarão com as inscrições abertas a partir de janeiro, na Casa da Cultura, centro de Bertioga. As aulas terão início depois do Carnaval, no ano que vem.
Monotipia A monotipia, uma técnica de desenho aplicada numa placa de metal é outra atividade que a professora desenvolve com crianças de 05 a 08 anos, no Centro Cultural. De acordo com ela, a monotipia é muito interessante porque qualquer criança pode aplicar e criar o desenho que desejar, por meio de tinta guache numa placa de metal. Para finalizar o desenhon a criança coloca um papel tipo cartolina sobre a tinta e lá está a monotipia, que não tem como ser copiada.
Sucesso A técnica com lápis aquarelável também faz muito sucesso entre as crianças. Iramar fala com entusiasmo do trabalho que desenvolve para incentivar os alunos, utilizando as obras de artistas renomados como as de Iberê Camargo. “No desenho é possível ver como eles acrescentam ao trabalho a realidade vivida por cada um”, disse a professora. A primeira técnica aplicada no início de cada turma é como chegar às diversas cores através da mistura das tintas.
Comentários