Inscrições para guarda-vidas temporários estão abertas, em Bertioga

Costa Norte
Publicado em 30/09/2011, às 08h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h24

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

Até 31 de outubro estão abertas as inscrições para guarda-vidas temporários, pelo 17º GB (Grupamento de Bombeiros) do Posto de Bertioga. O trabalho será realizado por 90 dias, a partir da 1ª semana de dezembro. Serão contratados 30 guarda-vidas, entre homens e mulheres. A remuneração é de 2 salários mínimos e ao final do trabalho, será emitido certificado de participação. De acordo com o comandante do posto local, tenente PM, Hugo Bernardes, os interessados devem ter mais de 18 anos; ensino fundamental; não contar com antecedentes criminais e, no caso dos homens, estar quites com o serviço militar.

Gratuitas As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Posto de Bertioga, que fica na rua Irmãos Adorno, 74, centro, próximo à Casa da Cultura. O horário é das 9h às 18h, de segunda a segunda, incluindo os finais de semana. O telefone para informações é (13) 3317-1516. Os documentos necessários são cópia do RG e do CPF e atestado médico e de escolaridade. Após as inscrições, os interessados passarão por provas de habilidades físicas, como natação no mar e na piscina, e corrida. Somente após esses procedimentos é que o restante da documentação será exigida aos candidatos.

Segurança De acordo com o tenente Bernardes, o efetivo fixo de Bertioga que atua nos 33 km de praia é de 40 guarda-vidas. Durante esta Temporada, como parte da ‘Operação Verão’ do Governo do Estado, serão disponibilizados mais 40 homens. “Com mais os 30 temporários que serão contratados, a cidade estará suficientemente guarnecida para dar segurança aos banhistas”, previu. Ele ainda salientou que o trabalho dos guarda-vidas durante este Verão acontecerá todos os dias da semana, em horário estendido: das 7h às 20h.

Equipamentos Atualmente, o Posto dos Bombeiros conta com 3 motos aquáticas, 4 botes e 2 viaturas Ursa (Unidade de Resgate e Salvamento Aquático). “É suficiente para atender a orla e a segurança será reforçada com os novos guarda-vidas que serão destinados para a cidade”, garantiu Bernardes.

Prevenção O tenente ainda reforçou a importância da prevenção, lembrando que as maiores vítimas de afogamento são homens entre 15 e 32 anos, que abusam do álcool e que não conhecem os perigos do mar. “A natureza é imprevisível, por isso é preciso ter cuidado”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!