Inauguração na Emeif Caiubura marca os 20 anos do projeto Clorofila

Costa Norte
Publicado em 11/10/2012, às 12h00 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h50

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

Programa de educação ambiental, idealizado pela Sobloco Construtora já está instalado hoje em 20 escolas da cidade bertioguense

O programa Clorofila, voltado à educação ambiental, completou 20 anos de parceria com as escolas municipais de Bertioga. Na manhã desta terça-feira (09), a Emeif Caiubura foi a 20ª unidade a ter implantado o projeto de iniciativa da Sobloco Construtora. Alunos, professores e pais participaram da ação, que contou com o plantio de mudas de árvores, arbustos e flores no jardim e em todo o contorno da unidade escolar.

Espécies De acordo com a educadora ambiental Cristina Peres, da Sobloco, as espécies foram escolhidas em conjunto com os alunos, professores e funcionários da escola. No local, foram plantadas mudas de jaboticaba, amora, grumichama, ipê amarelo, primavera, jambo, ingá, guanandi, além de rosas e outras flores.

Pertencentes “Quem vai cuidar daqui para frente são eles. A gente faz uma manutenção, mas o cuidado, o afeto, isso queremos desenvolver neles: esse olhar diferenciado para o ambiente próximo. Por isso, começamos o projeto com a opinião dos alunos, para que se sintam pertencentes a esse espaço”, explicou Cristina. A educadora ainda destacou que “o plantio é um instrumento pedagógico, um trabalho de formiguinha. É educar essa nova geração, para que ela possa olhar e se relacionar com o meio ambiente, de uma maneira diferente do que hoje se vê por ai. A gente está querendo criar novos valores”.

Satisfação A diretora da Sobloco, Beatriz Pereira de Almeida, falou da comemoração dos 20 anos do projeto em Bertioga. “É uma realização, um trabalho sério e consistente que traz bastante satisfação. Nós estamos com 20 anos e colhendo frutos, sentindo essa moçada mais consciente”, avaliou.

Parceria A secretária municipal da Educação de Bertioga, a professora Antonia Aparecida Malafatti, também acompanhou a inauguração do projeto na escola do Caiubura. Ainda, dezenas de crianças ajudaram no plantio das mudas, que ocorreu no jardim e no entorno da unidade. “O valor da vida deve começar desde cedo. E a gente tem esse projeto em Bertioga que desenvolve a consciência: de cuidar, de olhar para a natureza com responsabilidade de manutenção e preservação do meio ambiente”, explicou Antonia.

O programa O objetivo do programa é permitir que os alunos tenham vivência com vários tipos de plantas, recebam informações sobre o meio ambiente e participem da implantação e manutenção do projeto paisagístico, que beneficia a escola e a comunidade.

“Quem vai cuidar daqui para frente são eles” Cristina Peres, da Sobloco

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!