Hospital implanta projeto de higienização nas mãos de visitantes

Costa Norte
Publicado em 07/02/2014, às 12h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h14

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Visitante é orientado a passar álcool gel nas mãos, antes de entrar nos quartos de parentes e amigos

O Hospital Bertioga – FuABC, por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, iniciou, nesta semana, a orientação de visitantes sobre como higienizar as mãos antes de entrar em ambiente hospitalar. “Essa medida visa minimizar a transmissão de germes trazidos pelas nossas mãos”, explicou o médico infectologista José Ricardo Moraes Wilmers.

Porteiros, recepcionistas e voluntários receberam as orientações de técnicos da CCIH, a fim de serem agentes desta informação na abordagem dos visitantes que chegam ao hospital para visitar seus familiares e amigos internados. “A higienização das mãos com álcool gel segue a técnica preconizada para os profissionais da área da saúde; para isso, foi disponibilizado um banner que contém imagens de como passar o álcool corretamente”, explicou. Todo o processo de higienização das mãos não leva mais que 30 segundos.

Além da abordagem no horário de visitas, das 14h às 16h, segundo o médico, os visitantes também contam com orientações diárias e específicas nas áreas de internação ministradas pela equipe de enfermagem, e pelos enfermeiros responsáveis pelas alas, no sentido de prevenir a transmissão de contaminação cruzada.

Infecção nas mãos O Hospital Bertioga e o pronto-socorro também têm à disposição, em seus corredores, suportes com álcool gel, que é um grande aliado no combate à infecção hospitalar. A medida da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) tem por objetivo conscientizar profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes a sempre higienizar as mãos como medida preventiva.

O álcool gel é um antisséptico potente, com ação fungicida, bactericida e viruscida, que elimina a flora transitória responsável por boa parte das transmissões de infecções. Outra orientação aos pacientes que procuram o PS é levar o menor número de acompanhantes possível. O objetivo é evitar aglomeração e, principalmente, as contaminações cruzadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!