Hospital de Bertioga faz campanha para doação de sangue

Costa Norte
Publicado em 07/09/2012, às 07h04 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h48

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Incentivar o ato de doar sangue e aumentar o estoque em Bertioga. Esses são os objetivos da campanha para a captação de novos doadores de sangue do Hospital Municipal de Bertioga, gerido pela FuABC. Idealizada pela Agência Transfusional do hospital, a campanha conta com parceria do Hemonúcleo de Santos e do Grupo Vivência, de Bertioga. A entidade da cidade cede duas vezes por mês, um microônibus com 28 lugares para levar os doadores de Bertioga até o Hemonúcleo.

EMTU explica tratar-se de transporte diferenciado e gratuito para pessoas com deficiência física

Novas regras Em dezembro de 2010, o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criou a resolução RDC 57, que regulamenta os padrões sanitários dos serviços e atividades relacionadas a sangue humano, componentes e procedimentos transfusionais. Com base nas novas regras, o Banco de Sangue do Hospital de Bertioga passou a ser classificado como Agência Transfusional.

Adequação A biomédica Luciana Patrícia Beteli, supervisora do Laboratório de Análises e responsável pela Agencia Transfusional fala sobre as mudanças: “Após a resolução e a inspeção da Vigilância Sanitária nós tivemos que nos adequar, e por isso, as doações são realizadas em Santos”.

Calendário A equipe da campanha de doadores elaborou um calendário com datas e horários até o mês de dezembro, para as saídas até o Hemonúcleo de Santos. Neste mês serão nos dias 12 e 26; em outubro nos dias 08 e 24; em novembro nos dias 09 e 23; e em dezembro nos dias 03, 13 e 17. O horário de saída será às 7h, em frente ao Hospital Bertioga, com chegada prevista para as 13h. Os doadores podem se cadastrar pelo telefone (13) 3319-9890.

POR NUM BOX: Requisitos básicos para doar: Ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado 2h antes da doação, não ter fumado 2h antes da doação, nem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h.

Impedimentos temporários: Gestantes ou mulher que estiver amamentando, 12 meses após o parto; pessoas com febre, gripe ou resfriado no dia da doação; aqueles que receberam transfusão de sangue há menos de 01 ano; pessoas que realizaram cirurgias, tatuagens e piercing devem aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos: Pessoas que possuem histórico de doença de Chagas, hepatite, malária, sífilis, diabetes e outras moléstias, ou que usem drogas ilícitas injetáveis.

Endereço: Hospital Municipal de Bertioga: praça Vicente Molinari, s/nº, Vila Itapanhaú. Mais informações: (13) 3319-9890

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!