Bertioga Mayumi Kitamura Menos furtos em Bertioga. No período de janeiro a setembro este tipo de crime caiu 21% na cidade, com relação ao mesmo período do ano passado. Outra ocorrência entre as maiores quedas de índice está a de estupro, que diminuiu 78% no período. Os índices de ocorrências de todo o estado foram divulgados pela Secretaria do Estado da Segurança Pública na noite de terça-feira, 25.
Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), o tenente coronel Rogério Silva Prado comentou as estatísticas. Ele aponta os principais diferenciais nos índices de Bertioga no período. “O grande destaque de Bertioga é a redução, que já era baixa, dos roubos de veículo”, comentou. Os dados indicam que houve queda de 36% em roubo de veículo de janeiro a setembro.Ele atribui as quedas ao trabalho das polícias e a participação da sociedade na denúncia e comunicação de crimes.
Já os casos de furto aumentaram cerca de 20%, e o comandante afirma que a corporação busca reduzir esse índice e conta com a sociedade. Ele diz: “Temos algumas situações inusitadas. Temos furtos de veículos, por exemplo, em que a vítima colocou a chave do veículo atrás da placa, sobre o pneu do carro ou enterrou na areia. O ladrão é oportunista, se eu descuidar da minha segurança ele vai se aproveitar”. Ele reforça que o mesmo cuidado tem que se tomado para evitar furtos, como o uso desatento de celular na rua.
Os dados no município seguem uma tendência geral do estado. Conforme divulgado pela Secretaria da Segurança Pública, a quantidade de furtos passou de 40.374 para 42.760 em setembro, com 5,91% a mais, e de 369.326 para 384.369 no ano. Na comparação dos últimos nove meses com o mesmo período do ano passo, a alta foi de 4,07%. Também no estado, no período acumulado deste ano, houve alta de 1,39% - os casos subiram de 83.677 para 84.837.
Comentários