Por Ana Cláudia Gomes [email protected]
A caldeirada foi um dos pratos tradicionais servidos, na ocasiãoMais de 80 pessoas participaram da 7ª Festa da Cultura Caiçara, em Bertioga, que aconteceu sábado (24), no Indaiá Futebol Clube, no bairro Jardim Indaiá. O ponto alto da festa foi a culinária caiçara. Marisco lambe-lambe, peixe frito e caldeirada, preparadas à moda dos antigos, arrancaram elogios dos participantes. “É uma alegria resgatar essa imagem do caiçara”, falou um dos legítimos representantes dos caiçaras, Lourival Santos, o Zico. E ele conta um pouco de sua história: “Nasci em uma casinha que, quando o mar enchia, a água entrava em casa. Fui criado com pirão de peixe e banana verde. É muito importante para nós esse resgate”.
Apoio A 7ª Festa da Cultura Caiçara contou com apoio do Sistema Costa Norte de Comunicação e o diretor da empresa, Ribas Zaidan, foi um dos que saboreou os pratos da culinária caiçara. O empresário lembrou que o Costa Norte tem compromisso com as raízes da cidade. “Por isso, sempre primo pelo resgate da cultura. A população de Bertioga era tipicamente caiçara, hoje está miscigenada, com mais nordestinos do que caiçaras. Essa festa vem resgatar a cultura e a culinária caiçara”, afirmou.
Organização A organização da festa é de Haroldo Ramos, Marcelo dos Santos, Alexandre Perez e Oscar Ramos e para o ano que vem eles prometem surpresas. “A cada ano, a festa vem melhorando e, com certeza, no ano que vem será melhor. Começamos com 15 pessoas, hoje mais de 80 estão participando”, comentou Haroldo.
Comentários